CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

7.10.07

Quem tem medo dos comunistas?

Publicada por zemanel |



O secretário-geral do PCP afirmou que "bem gostaria" que os protestos contra o actual Governo envolvessem apenas comunistas, pois seria sinal de que teria "maioria absoluta" em próximas eleições.
Jerónimo de Sousa, que participou num almoço com cerca de 350 pessoas no Entroncamento, reagiu às acusações feitas pelo primeiro-ministro em Montemor-o-Velho de que o PCP promove os protestos com que tem sido recebido em vários pontos do país, confundindo "o direito de manifestação com o insulto".
Jerónimo de Sousa assegurou que nos protestos às políticas do actual Governo, ao lado dos comunistas estão "socialistas e pessoas de outros partidos", e manifestou a sua "profunda convicção" de que a manifestação agendada para o próximo dia 18, em Lisboa, "será a maior acção das últimas décadas".
Se a sua convicção se confirmar, o primeiro-ministro, José Sócrates, terá de reconhecer que "ou se precipitou e estava a mentir ou então o país está cheio de comunistas prontos a lutar", afirmou.
"É errado. Sabemos que sozinhos não chegamos", disse, sublinhando que o PCP precisa que "outros lutem" ao seu lado.
"Faremos a nossa parte, mas precisamos da ajuda de muitos democratas preocupados com o futuro para mudar a actual situação", afirmou, pedindo igualmente "um partido forte para os combates que aí vêm e que não são fáceis" perante um Governo "determinado a avançar" com políticas que nem a direita teve coragem de aplicar.
O líder comunista disse ainda ser "estranho" que um homem "tão moderno" como o actual primeiro-ministro use argumentos "que fizeram escola antes do 25 de Abril" sempre que o povo lutava.
"O primeiro-ministro irritou-se com o nosso partido por causa dos protestos por onde faz festa e propaganda", disse Jerónimo de Sousa.
"É estranho que um homem que se diz tão moderno use argumentos que fizeram escola antes do 25 de Abril, quando, sempre que o povo lutava, se dizia `cuidado que são uma cambada de comunistas`", disse.
Para Jerónimo de Sousa, "não é simpático estragar a festa" ao primeiro-ministro, mas questionou se é preferível isso ou "estragar a festa a quem trabalha e vê os seus direitos ameaçados".
O líder comunista assegurou que o PCP não fará dessas iniciativas "o alfa e o ómega" da sua acção, sublinhando que o partido está numa "campanha nacional" que visa "alertar consciências" e defender os interesses dos trabalhadores e do povo português.
"Pode o primeiro-ministro fazer as acusações que quiser. Nós estaremos lá, na primeira linha de combate", em defesa do Serviço Nacional de Saúde, da escola pública, dos direitos justos dos professores, dos trabalhadores com salários em atraso ou ameaçados de despedimento, dos pequenos agricultores e empresários, disse.
Jerónimo de Sousa assegurou que o PCP "não se limita à denúncia" e que está a preparar "uma grande conferência nacional", porque "há alternativa, há uma outra solução política tendo como referência a Constituição da República Portuguesa".
Antes da intervenção do líder, o dirigente regional Jorge Ferreira apelou à participação de todos na manifestação de 18 de Outubro, indicando a forma de inscrição para o transporte e frisando que "ninguém está dispensado".

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-10-07 19:18:54

2 canhotices:

Anónimo disse...

Hoje por ti...ámanhã por mim...e sempre por nós. aluta não pode parar. até lá!!!!
josé Manangão

GR disse...

Estás sempre em cima do acontecimento.
Excelente post!
O anticomunista diz mais: “na próxima 3ª feira estarei na Covilhã, às 15:30 horas”
Que pena não poder lá estar!
Da última vez que o quis ver (!), entrou pela porta dos fundos (Casa da Música). Eu e outras centenas de cidadãos honestos, trabalhadores e de moral elevada, gostaríamos que ele nos pudesse ouvir. Afinal ele tem medo não só dos comunistas, como também dos democratas!
Ele vai morrer de raiva, quando for ver as filmagens e ouvir como Mário Nogueira respondeu; calmamente, simpático (como sempre) com a inteligência que o 1º não a tem!

Parabéns pela v/ grande iniciativa.

(José Manangão,
camarada estou a ficar muito atrasada…um forte abraço)

GR

Subscribe