CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

4.10.07

Plágio e desonestidade intelectual

Publicada por zemanel |

Na edição de hoje do JORNAL TORREJANO deparei-me com uma surpresa. Afinal este blog é mesmo lido.
Na secção Carta dos Leitores, uma carta do leitor JOSÉ CRUZ LOPES, de Torres Novas e que suponho ser o conhecido dirigente local do PSD, reproduz praticamente na íntegra o post aqui publicado e de nossa autoria em 30 de Setembro "Da Dívida".
Reproduz ipsis verbis parágarfos inteiros. Aqui e ali troca uma pequena palavra. Mas mais de 95 % da carta é um plágio integral do nosso texto. Isto sem qualquer referência, por mais pequena que seja à veracidade da autoria do texto.
Copiar ideias é frequente. Fazer um plágio assim tão grosseiro e que todos podem confirmar facilmente é de uma atroz desonestidade intelectual.
O senhor José Cruz Lopes apenas escreveu do seu cérebro um parágrafo ( um mero parágrafo).Curiosamente eliminou do texto original a referência que fizemos à CDU.
Com "artistas" destes, a confirmar-se a identidade, bem pode o PSD continuar a suspirar por chegar ao poder em Torres Novas.
Entretanto, mesmo com o jornal isento de culpas ( trata-se de uma carta dos leitores) vamos lavrar o nosso protesto junto da direcção do JT, e exigimos desde já um pedido de desculpas do senhor José Cruz Lopes, nesse jornal.
Para tudo há limites, bolas.

3 canhotices:

GR disse...

Que falta de senso, honestidade e de vergonha na cara!
Para dirigente, coloca o partido dele muito por baixo!
Este procedimento é igual ao do “cuco”, coloca os ovos em ninhos alheios, ou seja aproveita-se do que já está feito!
Haja vergonha!
Acho muito bem que escrevas para o jornal, para que se reponha a verdade!

GR

Pedro Antunes disse...

Meu “Deus” como é possível, comprei o jornal, li e entendo que a tua indignação é justa. Basta ler os dois textos lado a lado, para ver até que ponto são idênticos.
Tem que haver limites, acima te tudo ética e princípios. Extremamente injusto, utilizarem os textos de outras pessoas e depois assinar como autor dos mesmos.

Outra coisa,
As melhoras, recentemente sobe as razões pelas quais tiveste afastado tanto tempo da Blogosferas. Tudo se há-de recompor.

Anónimo disse...

Veja lá isso. Olhe que até o Entrecidades já publicou a mesma coisa...

Subscribe