CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

Publicada por zemanel |


Breve Crónica


Há datas cujo significado vai desaparecendo da memória colectiva dos povos. Resta o feriado para gozar e, se encostar ao fim-de semana, as famílias aproveitam para descansar das canseiras do trabalho.
Assim sucede com o 5 de Outubro, em que se comemora a implantação da república. Quase 100 anos depois do ribatejano Relvas a ter pronunciado na varanda dos paços do concelho de Lisboa, a data é aproveitada para fazer a tal ponte para descanso, que as férias já lá foram, os miúdos voltaram à escola e agora mais só pelos Santos.
Da república e da sua implantação pouco sobra e pouco se fala. Claro que as Caras e as Luxes e as Novas Gentes todas as semanas trazem notícias das cortes e das famílias reais europeias que mais ou menos decadentes vão resistindo. E não há cabeleireira neste país onde as freguesas ao folhear as ditas revistas (as cabeleireiras têm sempre estas revistas, como dantes os barbeiros tinham calendários com senhoras acaloradas) não desejassem nesta ditosa pátria uma família real. Ou uma princesa daquelas a sério.
Mas no fundo, mesmo sem consciência disso, a grande maioria prefere este poder republicano. Onde de cinco em cinco anos somos nós que escolhemos o mais alto magistrado da nação. Onde pelo menos temos a sensação de quem nos representa ao mais alto nível é como nós, vive como nós e se calhar até vai ao hipermercado às compras como nós.
Coisas que já se sabem estão vedadas desde tempos que já lá vão a Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas.
É esse o mistério que faz da República algo de muito mais democrático do que um regime em que o menino ou a menina quando nasce vai ser educado para ser a cabeça de uma nação.
É esse pequeno mas significativo passo democrático que se comemora em 5 de Outubro. Foi o golpe desses homens corajosos que acreditaram que podemos escolher os nossos chefes supremos que se comemora em 5 de Outubro. Com a liberdade de podermos continuar a discutir se a Princesa de Nenhures sempre vai casar com o duque de Algures.
Viva a República!
(publicado no jornal O ALMONDA de 5 de Outubro de 2007)

1 canhotices:

GR disse...

Afonso Costa, José Relvas, Manuel de Arriaga, Miguel Bombarda e Teófilo Braga, foram estes homens, que derrubaram a monarquia, nos deram uma nova bandeira e tentaram implementar a democracia.
O 5 de Outubro de 1910 é uma data que deve ser recordada com dignidade e respeito.
O Canhotices nunca esquece, sempre em cima das grandes efemérides!

GR

Subscribe