CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

25.10.07

O nosso lado

Publicada por zemanel |

Foto: Sebastião Salgado
A publicação dos rankings das Escolas não revelou qualquer surpresa:
Os melhores resultados verificaram-se no Litoral e nas Escolas Particulares. Se nisto não há surpresa, constata-se que essa realidade tem vindo a ser mais vincada de ano para ano.
Mas fosse isso o mais grave. A grande questão é que esta realidade social do Ensino estende-se às outras dimensões sociais e económicas do país: A desigualdade aumenta, o fosso entre os mais ricos e os pobres é cada vez maior, o país concentra-se no litoral.
Falamos da Saúde, da Segurança Social, do Emprego, da Economia, das Empresas...enfim, um palavrão "sociológico" designado como realidade social total.
Este país que se (des)constrói desta forma é um país desumano, injusto, socialmente incapaz. Um país onde aumentam as grandes fortunas e aumenta a pobreza - e falamos de pobreza assumida como falamos da pobreza daqueles que a escondem atrás da porta de casa.
Falamos de um país que tem uma lei fundamental - a Constituição- progressista, socialmente vanguardista e que é sistematicamente violada pelos governantes. Falamos de um país entregue aos grupos económicos apostados na destruição do que ainda resta do modelo social de Abril.
Um país onde a Direita dos Interesses tem tido ao longo destes anos o apoio do PS que cedo traíu os valores dos cravos.
É inevitável isto tudo?
É inevitável um país onde os jovens voltam a emigrar? É inevitável um país onde os trabalhadores vêm os seus direitos mais elementares serem desrespeitados e violados? É inevitável que tratemos os nossos velhos como são tratados?
É duro este combate. Mas nada é inevitável.
Lutamos ainda contra preconceitos, contra uma sociedade mediática vigiada pelos poderes económicos. É duro este combate porque entre nós, aqueles que lutam há ainda erros de análise, falhas de organização, porque talvez ainda não saibamos transmitir as nossas ideias. É duro este combate porque é feito de homens e mulheres. Mas também é duro porque alguns traiem o seu passado de luta. Porque alguns dos nossos ainda nos desiludem, entregando-se à vaidade pessoal e acabam desprezando o povo por quem sempre justamente lutaram. Porque alguns atacam os seus camaradas de sempre, iludidos e deslumbrados com outras realidades.
Mas não nos amarguemos. Não nos desiludimos.
Entregamo-nos à vida, abraçamos a vida, queremos viver, lutando sempre contra as injustiças.
Saibamos sempre qual é o nosso lado. Que é aqui, onde bate o coração: No lado esquerdo da vida.



2 canhotices:

Anónimo disse...

Sempre houve quem ficasse pelo caminho. Desses tenho pena mesmo que de momento tenham muito tempo de antena. Ser triste não é ser cego, surdo ou tetraplégico. Ser triste é ser ex-comunista especialmente quando isto é a única coisa que se tem para pôr no currículo.

Anónimo disse...

O texto do Zé manel e o comentário do Antuã,só me deixam uma alternativa...APLAUDIR e,A LUTA CONTINUA!!!!!
josé manangão
poesianopopular.blog.sapo.pt

Subscribe