CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.10.07

PÃO E CIRCO

Publicada por zemanel |

(foto site da CM Torres Novas)
Todos os anos repete-se.
Vêm de todo o concelho, dançam e comem por conta da Câmara.
Chamam-lhe o fim-de-semana do Idoso.
Este ano vieram quase 2000 idosos.
Populismo? talvez sim. Sim é MESMO populismo. Mas que, sejamos justos, não é um exclusivo da Câmara de Torres Novas. Um pouco por todo o país, surgem notícias de iniciativas semelhantes organizadas por munícipios das diversas cores políticas.
Aqui em Torres Novas é esta a grande política para os idosos. Isto e passeios no verão.
Com a cumplicidade, sejamos claros da ARPE-associação de reformados : que sendo muito dinâmica e de grande importância nos planos educativo e recreativo, deveria assumir também uma postura de exigência para a satisfação de alguns direitos dos Idosos do concelho de Torres Novas. Sem medo de falar.
De resto...
Não importa que os idosos não tenham médico de família nas suas aldeias, obrigando-os a deslocarem-se de madrugada para a cidade - soube que ainda hoje no Centro de Saúde de Torres Novas a fila de espera começou na rua às 3.30 da manhã!!!!
Não importa que o direito básico e essencial ao Saneamento seja uma miragem.
Não importa as deficiências na Rede Pública de Centros de Dia e Lares.
Não importa as deficiências na mobilidade.
Nada interessa. Fica a festança.
Mais a missa campal, católica, na praça 5 de Outubro, promovida pela Câmara. Claro que à missa só vai quem quer...Mas é tempo das entidades públicas do nosso país terem respeito pelo princípio constitucional da laicidade do Estado. A César o que é de César.
A não ser assim, vivemos alegremente com PÃO E CIRCO!

2 canhotices:

GR disse...

É uma matéria muito pertinente, debatida (penso) que em todos os concelhos!
Também aqui na minha terriola, houve o almoço do idoso, sem missa! a missa foi no dia 5 em Fátima.
Algumas Câmaras da CDU no Sul, aplicaram as verbas para os idosos, no cartão % para medicamentos, o idoso vai à farmácia e só terá que mostrar o cartão e pagar uma quantia insignificante. Há também o cartão para se deslocarem de autocarro, as vezes que acharem necessárias, para além da verba atribuída para que um picheleiro, electricista ou serralheiro, vá a casa do idoso sempre que este solicitar, para lhe fazer pequenos arranjos (está a ser usado já em vários sítios do país).
Não há é jantarinhos!
O populismo chegou e veio para ficar! Enganam as pobres pessoas sedentas de alguém que os ouça, que tenham com quem falar.
Porque um dos maiores dramas dos idosos até nem é a doença, as maleitas. É a solidão! Doença tão triste, mais notada nas cidades, por vezes falam com os pombos para ouvirem a sua própria voz (disse-me uma velha senhora).

GR

A minha verdade disse...

Belo comentário, sim senhor. Especialmente no que toca ao ataque velado à "Missa campal".

Entende agora porque é que os senhores e o seu partido nunca haverão de cheirar o poder em Torres Novas e o vão perdendo no resto do país? Porque se armam em educadores do povo, em vez de ir ao encontro das suas aspirações. É simples. Aproximam-se e defendem as populações, e logo estragam tudo com essa prepotencia de quem dita regras sociais e insiste em moldar a mente dos povos à imagem e semelhança da vossa cartilha.

Subscribe