CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

9.10.07

Laicos? Uma obrigação Constitucional?

Publicada por zemanel |

3 canhotices:

A minha verdade disse...

Mas quais laicos qual carapuça amigo. Acorde e veja o país em que vive. É Cristão. Por muito que lhe custe a si e aos seus, é cristão.

Naturalmente que você preferia um 5 de Outubro "laico e republicano" com todos os tiques jacobinos (quando não blocheviques) da praxe...só que este, não é esse país. Está enganado.

Quando à participação dos governantes, eles devem ir ao encontro das aspirações e necessidades da população. A afluência a essa Misse apenas comprova a sua necessidade, bem como o dever das entidades oficiais se associarem ou fazerem representar.

zemanel disse...

Jardim, é bom ter palavras tuas

É óbvio que o país, os portugueses são cristãos. Eu próprio por via do baptismo sou Cristão. A Igreja Católica é claramente maioritária. E cada um é livre de professar a sua religião. Felizmente.
António Rodrigues e Manuel Piranga podem participar nas missas que quiserem. A própria ARPE como entidade de Direito privado pode promover as missas que quiser.
Não podemos aceitar é o gasto em dinheiro público para promover um acto de uma religião.
É neste preciso ponto que o Estado deve saber separar as convicções dos seus representantes com a convicção do Estado - que é coisa que não existe.
E isto vale para esta missa como para qualquer inauguração de obras públicas neste país onde nunca falta a bênção de Bispo ou padre.
A missa não me dá nenhum incómodo especial - tem a relevância que tem. Aliás familiares meus participaram na homilia.
Trata-se apenas de uma questão de ética republicana.
E uma questão fácil de resolver: Para o ano que se faça a missa, em moldes identicos, mas promovida pelas paróquias de Torres Novas - convidando todos os representantes políticos do concelho.
Parecendo a mesma coisa, é totalmente diferente...
Um Abraço Jardim

A minha verdade disse...

A tal "ética republicana" é a tal que, sem um único acto eleitoral, se instituiu como regime? É a tal que, abusiva e anti-democraticamente, inviabiliza qualquer outra forma de regime que não a República, por via do preâmbulo parolo e meio apalhaçado da nossa Constituição?

Esta República não tem qualquer tipo de "ética" amigo Manuel.

Sabe, a mim irrita-me bem mais que o mesmo "Estado" gaste milhares de euros por ano em paradas gay, como se de um evento cultural se tratasse, do que propriamente apoiando actividades participadas por largas maiorias, sejam elas religiosas, desportivas, ou afins.

O Estado, e os seus meios, devem estar onde estão as aspirações da população. Se em Torres Novas houvesse uma grande comunidade judaica, o mesmo António Rodrigues tinha o dever institucional de estar presente e/ou eventualmente auxiliar, em algumas das suas principais actividades.

Da mesma maneira que se a autarquia torrejana fosse milionária, deveria apoiar todas as maiorias e minorias. Só que não é.


Nunca a Esquerda conseguirá fazer as pazes com o povo português neste aspecto. Simplesmente porque esse povo é cristão e a Esquerda, que o diz defender, não lhe perdoa a "cegueira" e a "falta de lucidez".

Olhe, talvez aí se encontre um dos principais factores que colocaram Lula e Chavez no poder. Conseguem conciliar a Fé que alimenta a alma dos seus povos com o sentido de justiça que beberam da doutrina política. Chamam-lhe marxismo, mas chama-se Cristianismo.

(por falar em Chavez, dê aqui uma olhadela:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=60353

Afinal, temos ditadura na Venezuela ou ainda acham que não?)

Subscribe