CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

Hoje á noite Carlos Carvalhas, vai estar em Torres Novas para debater "A CRISE DO CAPITALISMO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS".
Mas Carvalhas, tem uma pequena ligação a Torres Novas - de que talvez nem o próprio se recordará.
Depois do 25 de Abril de 1974, Carlos Carvalhas, jovem economista, mas com experiência desde o fascismo na arbitragem sindical, foi Secretário de Estado do trabalho em 5 governos provisórios. Nessa condição, teve um papel fundamental no apoio aos operários metalúrgicoque em Torres Novas, de uma forma completamente legal constituíram em 14 de Abril de 1975 a cooperativa de produção metalomecânica DOPOVO- que nos anos 80 passaria a ser nomeada como GRUFER.
Apesar das especificidades e dificuldades da constituição de uma cooperativa de produção operária , dado o seu carácter praticamente pioneiro no quadro legal do mundo cooperativo os trabalhadores contaram com o apoio técnico, político e humano desse jovem quadro intelectual.
No primeiro aniversário da DOPOVO, o jovem Carvalhas, já liberto das suas obrigações governamentais, esteve entusiasticamente presente, numa festa operária realizada nas instalações da fábrica em Barreira Alva - Torres Novas, conforme damos nota nas fotografias seguintes. As fotografias que a seguir mostramos têm uma péssima qualidade - bate nelas o peso dos anos - mas recordam esse 1º aniversário da Dopovo, assinalado em 24 de Abril de 1976Legenda ( da esquerda para a direita):Manuel Mota Pereira (de pé); José António Lopes Santos; Almeida; Veiga Oliveira; Carlos Carvalhas; Madeira Lopes
Legenda ( da esquerda para a direita) no topo da mesa: (?); Álvaro Branco; (?); Manuel Mota Pereira; José António Lopes Santos; Veiga de Oliveira (de pé); Carlos Carvalhas; Madeira Lopes e Carlos Trincão Marques.

Legenda (da esquerda para a direita): Fernando Falcão; Álvaro Branco e Emílio Girão

ALGUMAS CURIOSIDADES:

-o autocolantes que todos usam e é visivel nas fotos, está reproduzido no início deste post.

-Refira-se também a importância para a criação da cooperativa de Veiga de Oliveira, presente nestas fotos. Nesta época Veiga de Oliveira era um destacado dirigente comunista - tendo abandonado o Partido na sequência dos acontecimentos do Leste europeu, tendo-se filiado mais tarde no PS e pouco tempo antes do seu falecimento apoiou publicamente a candidatura de Cavaco Silva nas últimas presidenciais, culminando um estranho e polémico percurso político.

-A cooperativa Dopovo / Grufer seria dissolvida em meados dos anos 90, na sequência da crise económica do Governo de Cavaco Silva.

2 canhotices:

Anónimo disse...

Caríssimos

Foram únicos esses tempos de glória. Muito sacrifício muita luta, muita juventude e muita esperança. Infelizmente nem todos conseguiram enfrentar os tempos díficeis que se seguiram e foram alguns dos que supunhamos mais firmes os que primeiro abandonaram o barco. Ficaram felizmente muitos outros que remando contra ventos e marés nunca permitiram que o barco perdesse o Norte. Ao longo do tempo, lentamente, passo a passo, voltámos a erguer a muralha para desespero daqueles que nos enterraram mil e uma vezes.
Estamos Vivos e de Saúde!

Obrigado aos obreiros e construtores da Cooperativa Operária , obrigado ao Carlos Carvalhas, obrigado a todos os outros que na fotografia ou ausentes dela tiveram a ousadia de querer construir um Portugal melhor!
NOTA:
Não haverá por aí alguém com jeito para registar em letra a história do movimento cooperativo desses anos de glória?

Zé do Telhado

Anónimo disse...

Canhoto

Só um pormenor para a história:

O Autocolante foi concebido e desenhado por um senhor chamado José Alves Pereira que foi candidato a deputado pela CDE nas últimas "eleições" organizadas pelo Fascismo

Um amigo

Subscribe