CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

28.11.08

A nova Biblioteca de Torres Novas: seja Bem-Vinda.

Publicada por zemanel |

(Presidente da República com Presidente da Câmara T. Novas. Foto: SIC)

Torres Novas inaugurou hoje e com orgulho a sua nova biblioteca municipal: A Biblioteca Municipal Gustavo Bivar Pinto Lopes ( mantendo a designação das antigas instalações).


Tendo sido dos primeiros munícipios do país com biblioteca pública, as velhas instalações do Salvador foram substituídas por um edifício novo que, reconhece-se, pode ser uma mais valia para o concelho e para a região de Torres Novas. O patrocínio do Presidente da República à sua inauguração é aliás elucidativo.
Embora sem a termos visitado, temos a sensação que a nova biblioteca de Torres Novas pode ser um espaço de grande valor cultural tudo dependendo agora da forma como fôr dinamizada enquanto espaço público ao serviço dos torrejanos dos 8 aos 80 anos. O contacto e intercâmbio com outras bibliotecas que funcionam de forma exemplar, pode ser extremamente útil, e a título de exemplo, aponto a Biblioteca Municipal de Beja " José Saramago " que poderão conhecer melhor se clicarem AQUI.


Hoje foi dia de festa para todos os torrejanos, sobretudo para os vindouros. Reconheça-se: esta biblioteca, que ainda não conheço, vale bem mais que todas as rotundas e palmeiras que António Rodrigues, Presidente da Câmara, já semeou pela cidade desde que é autarca. É justo reconhecê-lo.
Mas este é um sonho antigo, de muita gente e concretizado porque muitas vontades se uniram. É igualmente motivo de orgulho de muitos. Esta não é uma obra de fulano ou de fulano - e que ninguém se aproprie dela para usá-la em campanha pessoal. Estamos diante daquele tipo de obras a que se costumam chamar obras de regime, que uniram muitos homens e mulheres de diferentes sensibilidades políticas e partidárias. Renovo que faço este comentário sem conhecer a Biblioteca.
No entanto mesmo neste dia, não poderão deixar de ser feitos alguns pequenos reparos laterais. Poderão vir dizer que estes reparos são feitos fora de tempo e são o reflexo de uma valente dor de cotovelo pela construção da Biblioteca. Nada mais falso, sobretudo porque quem faz estes reparos, satisfaz-se com este investimento cultural e anseia por ser um futuro utilizador dedicado da biblioteca.Analisemos pois alguns aspectos:
a) A biblioteca, com aquelas dimensões e aquela volumetria nunca deveria ter ocupado o espaço onde se situa. Para quem passa na Avenida a biblioteca é um masmorro de cimento, implantado na outra margem do rio, condicionando (ainda mais) o usufruto que deveria ser feito das margens do Almonda.
b) Associado a esta questão surge inevitavelmente a questão da acessibilidade à biblioteca. Construída naquela margem, construíu-se de seguida uma ponte RODOVIÁRIA (!), que corta a Avenida e atravessa um jardim público desembocando por fim na porta da biblioteca. Mais um erro urbanístico cometido em Torres Novas. Marca indelevelmente a gestão de PS que tem tem maltratado a Avenida Marginal e o seu Jardim Municipal, cometendo ali disparates sobre disparates: Imaginar carros a circular por dentro do jardim só poderia caber na mente de alguns...
c) O despesismo: Esta questão não é de menosprezar. Nas últimas semanas, para se inaugurar a obra na data prevista, trabalhou-se de dia e de noite, de semana e ao fim-de-semana nos arranjos exteriores, nas pontes, numa azáfama que terá certamente custos pagos pelos contribuintes para que hoje houvesse festa... Mais uma vez esta gestão planeia mal e depois sobrevaloriza o acessório sobre o essencial.

Não tendo assistido às diversas iniciativas que envolveram a vinda do Presidente da República, espero em breve, poder estar numa daquelas salas da nova biblioteca. Nem que seja para consultar o arquivo de alguns jornais locais dos anos 90, para confrontar algumas promessas entusiasmadas que alguns fizeram e de que nunca se viu nada...

3 canhotices:

Anónimo disse...

Claro! Como é uma biblioteca e até ficaria mal condenar este tipo de obra, a obra é "do regime", ou seja, não só de uma mas de muitas vontades (onde o ilustre blogger naturalmente quererá incluir a tropa do PC). Mas se forem rotundas e estradas, daquelas que não dão votos mas cortam barreiras e aproximam as populações, facilitando-lhes a vida, aí a obra já é do bronco do Rodrigues, claro, claríssimo!!!

Pois vá lá à nova biblioteca e encontre TODOS os erros de construção, planeamento, disposição, acomodação, de materiais, etc, etc... e talvez a obra deixe novamente de ser "de regime" e volte a ser tão bronca como as outras todas. Sempre era mais coerente e previsível da sua parte.

zemanel disse...

" Mas se forem rotundas e estradas, daquelas que não dão votos mas cortam barreiras e aproximam as populações, facilitando-lhes a vida, aí a obra já é do bronco do Rodrigues, claro, claríssimo!!!"
Que comentário confuso! Duvida que o PS / António Rodrigues não têm conquistado muito votinho à custa das rotundas?
E eu não elogiei de forma genérica a construção da biblioteca? Foi isso que tornou o meu post imprevisivel, como diz????

Anónimo disse...

Caríssimos

O que o blogger aponta tem todo o cabimento. E as reserva que asinala não são apenas suas. Quem acompanha a actividade da CDU e as intervenções dos seus representantes na Assenbléia Municipal e na Câmara verá que não descobriu nada de novo. Ao meterem a Biblioteca e as Piscinas num reduzido espaço da margem direita do Rio criaram um problema sério de que foram avisados a tempo mas por orgulho não quiseram recuar pensando que são donos da cidade.
Á construção de estruturas comunitárias de qualidadee tem no geral sido feito à custa de um péssimo planeamento territorial que vai deixar problemas sérios de resolução futura. Tem-se destruido e ocupado locais priviligiados e únicos como são as margens do rio; e as tão badaladas Rotundas, para além de não aproximarem ninguém, contituiram-se como um caudal de esbanjamento dos dinheiros públicos a que se juntam, naturalmente, os repuxos e repuxinhos que foram espalhando por onde lhes deu gana e que passam grande parte do tempo avariados.
O antigo jardim de tantas intervenções casuísticas está uma lastima. A nova piscina, tendo melhorado as condições de conforto para a prática da natação, preferiu dotar-se daquilo que os Torrejanos pouco utilizam e prescindiu daquilo de que muito gostavam e usavam: as piscinas de verão. Visto o erro dizem agora, para tapar os olhos ao povinho, que vão construir outras. Veremos...Piscinas e Biblioteca pela sua volumetria tornaram invísivel o ex-libris da cidade: o castelo. Do facto foram em devido tempo alertadas as sumidades... mas a arrogância impediu-os de aceitarem qualquer ideia ou sugestão convictos estão de que a cidade é sua e não do seu povo.
Os terrenos da ex-NERY foi o que se viu: onde está o Museu memória a construir na casa do guarda? onde está o prolongamento do jardim? Em nome do Viaduto e da arrogância destruiram os melhores terrenos junto ao rio quando para o mesmo objectivo havia e lhes foi apresentda alternativa.
Torres Novas precisa de uma gestão democrátoca e que ao seu serviço ponha a HONESTIDADE, O TRABALHO e a COMPETÊNCIA

Zé do Telhado

Subscribe