CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

6.11.08

Fidel

Publicada por zemanel |


"(...)"Obama é desafiante, acho que tem corrido e correrá crescentes riscos no país onde um extremista pode adquirir, por lei, uma arma sofisticada moderna em qualquer esquina como na primeira metade do século XVIII a Oeste do território dos Estados Unidos. Apoia o sistema e se apoiará nele. A preocupação pelos angustiantes problemas do mundo não ocupam realmente um lugar importante na mente de Obama, e muito menos na do candidato que, como piloto de guerra, descarregou dezenas de toneladas de bombas sobre a cidade de Hanói, a mais de 15 mil quilómetros de Washington, sem nenhum remorso de consciência.
Quando na passada quinta-feira 30 escrevi a Lula, além do que contei na reflexão de 31 de outubro, expressei textualmente na minha carta: “O racismo e a discriminação existem na sociedade estadunidense desde que nasceu há mais de dois séculos. Ali, negros e latino-americanos sempre foram discriminados. Seus cidadãos foram educados no consumismo. “A humanidade está objectivamente ameaçada por suas armas de extermínio massiço.”
“Ao povo dos Estados Unidos preocupa mais a economia do que a guerra do Iraque. McCain é velho, belicoso, inculto, pouco inteligente e sem saúde.”
Finalmente acrescentei: “Se os meus cálculos estiverem errados, o racismo de todas as formas se impusesse e o candidato republicano obtivesse a Presidência, então o perigo de guerra aumentaria e as oportunidades dos povos de seguirem em frente se reduziriam. Apesar de tudo, é preciso lutar e criar consciência sobre isso, ganhe quem ganhar essas eleições.”
Quando esta opinião que sustento seja publicada amanhã, ninguém terá já tempo para dizer que escrevi algo que possa ser utilizado por algum dos candidatos em favor de sua campanha. Devia ser, e fui neutral na contenda eleitoral. Não é “uma ingerência nos assuntos internos dos Estados Unidos”, como diria o Departamento de Estado, tão respeitoso da soberania dos outros países. (...)
Fidel Castro Ruz
3 de novembro de 2008 (..)"
Excerto de artigo de FIDEL CASTRO publicado no GRANMA on line . (ler artigo completo AQUI)
(Tradução Canhotices)

Subscribe