CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

24.11.08

O "nosso" Montepio

Publicada por zemanel |


O debate de sexta-feira passada com Carlos Carvalhas, permitiu-nos entrar pela primeira vez nas novas instalações do Montepio de Nossa Senhora da Nazaré, aqui em Torres Novas.
Situadas num edifício modelar estreado para estas funções, o Montepio de Torres Novas tem uma actividade que deve ser realçada e (re)conhecida pelos torrejanos.
Fundado em medos do século XIX, quano não se sonhava sequer com um serviço nacional de saúde, o Montepio no âmbito do vasto movimento mutualista foi uma resposta da sociedade às carências de assistência médica, limitada a secotres muito restritos da população.
Entretanto a actividade do Montepio decaíu a partir de meados do século XX, com a criação das caixas de previdência e sobretudo, com a criação revolucionária a partir de Abril, do SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLIO E GRATUITO, para todos os portugueses - consagração registada aliás na própria Constituição de Abril de 1976.
A actividade do Montepio nesse período passou essencialmente ( o que naõ foi pouco) pela gestão do Cine-Teatro Virgínia.
Num tempo em que o Serviço Nacional de Sáude tem sido atacado e com a aquisição pela Câmara do Cine-Tatro Virgínia e consequente construção destas novas instalações o Montepio Torrejano - Montepio de Nossa senhora a Nazaré - viu a sua actividade rejuvenescer.
Com vasta actividade na área da saúde, com um serviço complementar e não concorrencial com o Serviço Nacional de Saúde, fazendo uso da aplicação de uma tabela de preços que arrepia certamente as clínicas privadas da modernidade e entregues aos novos baronatos da medicina, o Montepio em Torres Novas é uma resposta social com os objectivos de porporcionar Saúde para todos. Com serviços que não se encontram no Serviço Nacional de Saúde, com instalações modernas e funcionais, com uma rapidez de resposta que não se encontra no Serviço Nacional de Saúde e com uma prática de preços ao nível das taxas idêntica às praticadas pelo Ministério da Saúde, o Montepio aumentou num ano, de cem associados para cerca de um milhar de associados.
Estando bem definidos os seus objectivos e o seu papel na sociedade, independente de forças relifiosas, políticas e grupos económicos, proclamando por uma saúde solidária, podem crer que em breve, contarão igualmente com mais um associado do Montepio de Nossa Senhora da Nazaré.

Subscribe