CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

19.11.08

UMA NOITE FRIA

Publicada por zemanel |

Não se deve usar a palavra fascismo por dá cá aquela palha - a banalização da expressão conduz ao branqueamento ( mesmo que involuntário) do regime torcionário derrubado na manhã do 25 de Abril de 1974 pelo Movimento dos Capitães e pelo povo nas ruas.
No entanto, vivemos hoje num clima altamente perigoso, onde os sinais de limitação de liberdades e garantias essenciais ( muito para lá das liberdades mínimas) são cada vez mais frequentes e têm origem no aparelho do Estado, dos grupos que dominam a economia e alastra perigosamente numa deriva sem precedentes, pelos partidos políticos situados no espectro político a partir do PS para toda a sua direita. Numa repetição óbvia aliás, do movimento político que travou o passo à construção de uma sociedade democrática e socialista em Portugal - conforme o preâmbulo da nossa Constituição ainda proclama.
Já não falamos de tiques nem de deslizes.
Os acontecimentos sucedem-se. Fazem lembrar uma velha imagem que me ocorreu agora: podemos durante 10 anos, todos os dias, olhar para o espelho e parece que mantemos sempre a mesma aparência - mas quando comparamos duas fotos nossas desse período, percebemos quantas coisas mudaram.
Sem que aparentemente as tenhamos sentido ou percepcionado.
Esta noite, dia 19 Novembro é uma data negra da nossa democracia.
Carvalho da Silva foi impedido de participar num plenário com trabalhadores dos CTT, nas instalações dos CTT em Cabo Ruivo. Entretanto, e enquanto os trabalhadores da empresa gritam na rua "Fascismo Nunca Mais", a Autoridade para as Condições de Trabalho foi chamada ao local para demover a administração desta atitude ilegal.
Provavelmente, o plenário realizar-se-á, face à presença da Inspecção do Trabalho.
Mas para lá da ilegalidade, o que sobra e sobra muito, é a intenção e o à vontade do poder económico, assumindo um papel de super- domínio nas relações de trabalho. Hoje foi nos CTT e com Carvalho da Silva. Mas estes episódios repetem-se todos os dias, em muitas empresas portuguesas. Onde o poder sindical é muitas vezes raro ou inexistente e os trabalhadores estão sujeitos às regras do quero, posso e mando.
Situação de domínio e livre arbítrio que se agrava com o Desemprego galopante e com a entrada em vigor do Código do Trabalho "Vieira da Silva", que desregula ainda mais as relações laborais.
Hoje dia 19 , nesta noite fria, os trabalhadores dos Correios gritaram Liberdade. Esse é o grito que devemos fazer ecoar. Dizer que isto que se passou hoje à noite, não foi pouco ou nada.Foi muito.
Repudiar, apontar, denunciar todas as violações à liberdade: Eis uma tarefa fundamental que devemos assumir.
A liberdade dos homens é mais que um belo ideal para filósofos e poetas: a liberdade dos seres humanos está condicionada á sua condição.
Exigimos ter a condição de Homens e Mulheres livres, num Portugal com futuro.
Mesmo que tenhamos que enfrentar muitas noites frias, como a noite deste 19 de Novembro de 2008, estaremos sempre prontos a gritar pela Liberdade e a dizer FASCISMO NUNCA MAIS!

3 canhotices:

Maria disse...

Não sabia! Não ouvi nas notícias!
E saio daqui muito arrepiada com a tua descrição e apreensiva com a situação!

Anónimo disse...

Vergonha de país, vergonha de gente que se diz socialista, vergonha de administração, cujos adjectivos qualificativos não consigo descrever.Apenas dizer que tendo iniciado nos CTT em 1973, conheço o antes e o depois de 25 de Abril.Na verdade, estou a assistir a vergonhas que nunca assisti.É sem dúvida, um ajuste de contas/vingança ao 25 de Abril.
Por tudo isto, lá estarei no sábado em Lisboa para me juntar aos camaradas do activo, manifestando a minha revolta.
Mas meus amigos!Isto tem que mudar;temos que começar a partir...
Zulmiro Almeida (aposentado dos CTT)

samuel disse...

Grande post!

Abraço

Subscribe