CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

Sábado, 14 Abril 2007

O 1º dia das JORNADAS AUTÁRQUICAS CDU - TORRES NOVAS 2007, correu acima das expectativas. Sendo a parte da manhã dedicada à Cidade e tarde reservada às ruínas romanas de Cardillium e zona agro-ambiental envolvente- com a realização de um percurso pedestre.

Uma conclusão deste primeiro dia é óbvia: Torres Novas não precisa de inventar - tem um património que defendido e valorizado pode ser uma valiosa pedra de toque para o desenvolvimento local.

A visita ao acervo do ex (?)- futuro (?) museu de arqueologia industrial, na antiga garagem Claras é disso um exemplo. Quantas terras, não pagariam para aproveitar a riqueza patrimonial que ali está "arrecadada", graças ao empenho de alguns carolas ( como José Ribeiro Sineiro e José Borralho que nos acompanharam) que, desiludidos, vêem a Câmara PS ter uma atitude de desprezo perante aquele tesouro.

E que dizer dos cantos e recantos dos bairros de S. Pedro e Valverde, tão característicos e em que as ruínas imperam - pese alguns magníficos exemplos de recuperação que alguns particulares encetaram?

Que dizer das margens do Almonda que ainda vão estando livres da construção e são recantos magníficos com um aproveitamento nulo - caso dos moínhos dos gafos e da Cova.

Que dizer das Ruas do Centro Histórico desocupadas?

Porque não se fala das investigações arqueológicas na Antiga Igreja de Santa Maria que estão interrompidas e estão à mercê de qualquer um que consiga transpôr aquele matagal?

Passámos também pela Igreja da Misericórdia, com a ajuda esclarecida da Historiadora de Arte Elsa Tavares, cuja beleza e história é tão desconhecida dos torrejanos.

(Convém dizer que aqui chegados parámos para almoçar na TASCA - um excelente espaço, que constitui um exemplo de recuperação aproveitando a antiga Adega Operária- Mário Russo)

À tarde, visitámos as Ruínas Romanas - que deveriam ser aproveitadas turisticamente - e acabámos o dia com um percurso pedestre na zona envolvente. Foi um prazer desfrutar a natureza numa zona de alto valor ambiental com cursos de água, fontes, vegetação...

Com algumas bolhas nos pés, acabámos o dia convictos de que Torres Novas pode ter um outro rumo no seu desenvolvimento. Para tal, os torrejanos podem contar com a CDU...

No próximo Sábado há mais...porque gostamos do nosso concelho, porque outro rumo é possível!


1 canhotices:

GR disse...

É assim a Luta diária, dos comunistas!
Informação, discussão, estudo, valorização do nosso riquíssimo património!
Mas é também.
Convívio, alegria e muita camaradagem!

Parabéns pelo vosso trabalho e pela magnífica foto.

GR

Subscribe