CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

29.4.07

JORNADAS CDU - PELAS TERRAS DO SUL

Publicada por zemanel |

As jornadas da CDU de Torres Novas prosseguiram no Sábado 28 de Abril. PELAS TERRAS DO SUL, a CDU iniciou a "viagem" pela Vila de Riachos - Terra de fortes tradições agrícolas. Começámos por uma visita ao MUSEU AGRÍCOLA - dinamizado pela Associação de Património local e que, constitui um exemplo de um museu VIVO. Nele passam todos os dias vários riachenses de todas as gerações que dele disfrutam e o tomam como seu; Nele convivem e relembram e aprendem velhos tempos; nas oficinas do museu colaboram diariamente 10 riachenses que vão reconstruindo o riquíssimo acervo patrimonial que é constantemente enriquecido por ofertas de riachenses. A visita à Escola Adães Bermudes , edificio centenário em adiantado estado de degradação. Estivemos também com o último criador de bois de Riachos: uma terra onde estes animais tiveram uma importância fundamental na sua agricultura, fazendo também parte do imaginário popular por via da lenda que daria origem à festa da Benção do Gado. O desenvolvimento agrícola de Riachos, passa hoje pela mecanização e pela introdução de novas culturas e de novos processos de comercialização e, nisso tem sido fundamental a Cooperativa Agrícola AGROMAIS. Fundada por iniciativa dos proprietários agrícolas a AGROMAIS garante hoje aos seus associados o escoamento dos seus produtos estendendo a sua área de influência pela Lezíria do Tejo.
A Quinta de Caniços, é outro exemplo da riqueza agrícola de Riachos. Produzindo nos seus terrenos 100 hectares de vinha, lá se produz vinho vindo de todo o Ribatejo. Infelizmente a Casa senhorial da Quinta ( onde se filmaram cenas da série da RTP ALVES DOS REIS) parece estar ao abandono...
Em Boquilobo, freguesia da Brogueira, nasceu Humberto Delgado - cujo nome dispensa apresentações...
Aconselha-se que se almoce nos diversos restaurantes de Boquilobo onde se pode comer a tradicional enguia ou a Fataça: a escolha é muita e a qualidade também.
Mas que não se saia do Boquilobo sem visitar a Casa Memorial Humberto Delgado! Ali se revivem momentos exaltantes da resistência ao fascismo em Portugal, personificados na figura do torrejano GENERAL SEM MEDO!

Subscribe