CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

9.4.07

Avisar a malta!

Publicada por zemanel |


Estivesse vivo e Adriano Correia de Oliveira, completaria hoje 65 anos.

Curiosamente esta semana uma compilação musical dedicada a José Afonso está em primeiro lugar no top de vendas - um álbum lançado a propósito dos 20 anos do seu desaparecimento.

Para quem como eu, aprecia a música do Zeca, este posicionamento no top poderia ser uma boa notícia. Infelizmente penso que não é...

A pouco e pouco, a imagem do Zeca tem vindo a ser transformada em algo de "clean", branquinha, um revolucionário politicamente correcto e objecto de reverência do unanimismo nacional que dá semre nestas coisas. Têm coisificado o Zeca numa coisa abstracta, meramente (!) musical e toda a gente cantarola para aí umas coisas em tom mais ou menos pop-chula (termo inventado por José Mário Branco em FMI). Então aos molhos lá vai Milho verde, Milho Verde, vai a Maria Faia, segue prás Janeiras...

Para trás fica a mensagem nas palavras, as canções incómodas , as palvras duras e, sobretudo omite-se o seu percurso cívico do cidadão combatente, antes e depois de Abril.

Mas também há ainda aqueles, que aproveitando-se politicamente, acham serem donos e senhores da herança de Zeca.

Em relação aos primeiros, arrepiei-me ( no dia do 20ª aniversário da sua morte) com a homenagem feita na FATIMA LOPES na SIC, com uma banda pop a tocar aquelas ZECA LIGHT. Mas mais arrepiado fiquei quando vi os convidados diários daquele programa que se entretêm a debater o JET SET ranhoso , a baterem palmas de pé. Que Quadra faria logo ali o Zeca, se assitisse a este quadro?

Em relação aos outros, (os ditos senhores herdeiros) vejo sempre a malta da Esquerda Moderna muito escarniçada a defender o Zeca, como se fosse património seu - e ainda há tempos num blog de alguém ligado ao Bloco se dizia preto no branco " se o Zeca fosse vivo seria militante do Bloco".

Para esses, gostaria só de recordar que duas das canções mais políticas de Zeca homenageiam directamente dois militantes do PCP assassinados pela PIDE: Dias Coelho e Catarina Eufémia.

E o Zeca era do PCP? claro que não.

O Zeca é património revolucionário de Portugal. E é mais , muito mais, que o cantor que vende discos de ouro ou Platina.

Comprem o disco, ok! Ouçam Zeca!

Mas por favor não limpem o Zeca! Não queiram fazer dele o Toni Carreira da música de Abril.
Abril não é Light! Abril é Luta!

Porque o que faz falta é avisar a malta!

2 canhotices:

Anónimo disse...

Com o Zeca começaram essa limpeza desde alguns anos a esta parte, com o Adriano estão a aproveitar os 20 anos desde que nos deixou fisicamente para reescreverem a história e não te admires que dentro de pouco tempo já andem por ai a dizer que se fosse hoje o Adriano também seria uma outra coisa qualquer e assim será com o Ary, com o Paredes ou o Graça.

Anónimo disse...

Não os 20 mas 25

Subscribe