CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

18.4.07

Contas da Câmara

Publicada por zemanel |

As Incríveis Contas da gestão PS de Torres Novas

A Câmara Municipal aprovou a prestação de contas de 2006 com os votos favoráveis dos eleitos PS e a rejeição do vereador do PSD Nuno Santos e do vereador da CDU Carlos Tomé.

As contas de 2006, confrontadas com o Orçamentado são um autêntico desastre. O orçamento empolou propositadamente a previsão de receitas, para que estas num exercício de contabilidade criativa correspondessem à despesa. Verificou-se em 2006 um nível de execução de Receita de Capital no valor de…24.9% - ou seja menos de um ¼ daquilo que foi orçamentado.
Chega-se ao ponto de se ter recebido apenas 0,9% daquilo que estava previsto com a venda de terrenos!!!

Por outro lado a Despesa desceu é certo. Mas que despesa? A despesa de Investimento! A despesa não produtiva - despesa corrente- atingiu o valor mais alto dos últimos anos.

E o que isto interessa à população?

Pois que se fique a saber, por exemplo, que no Saneamento Básico apenas se gastou cerca de 30% do previsto, tendo o Investimento no crescimento da rede sido NULO.

A dívida da Câmara aumentou 80% entre 2002 e 2006! E isto é de uma gravidade a que é impossível fechar os olhos – o executivo PS afirma que em 9 anos (até parece pouco) conseguirá regularizar a dívida. Mas a Câmara vai fechar? Claro que não – a dívida vai continuar a disparar se prosseguir este modelo de gestão!

O Teatro Virgínia apresenta um prejuízo de quase 600.000 Euros representando o seu prejuízo um um terço do prejuízo total dos restantes outros 8 (!) equipamentos culturais e desportivos do concelho!
Pode a Câmara manter este modelo de gestão do Virgínia? É o Virgínia um poço sem fundo? A qualidade dos espectáculos ali realizados justifica tudo?

Bem pode a Câmara dizer que tem a situação controlada! Mas esta é uma gestão deficitária e sem desculpas. Esta é uma gestão própria de quem pensa que quem vier atrás que feche a porta!

Dec. de voto do PS:

http://www.cm-torresnovas.pt/documentos/declaracaovoto1.pdf

Dec. de voto do PSD:

http://www.cm-torresnovas.pt/documentos/decalaracaovotonunosantos.pdf

Dec. de voto da CDU:

http://www.cm-torresnovas.pt/documentos/prestacaocontascarlostome.pdf

Apresentação de Contas da Câmara 2006:

http://www.cm-torresnovas.pt/documentos/PrestContas06_RELATORIO.pdf

1 canhotices:

GR disse...

É este tipo de gestão autárquica que desacreditaria a Democracia!
Porém, não é a Democracia que tem culpa, mas os oportunistas que se aproveitam.
Estive a ler as contas da CM. Vocês ainda podem discutir contas. Aqui são diversos, todas as empresas municipais não as apresentam, nunca o fizeram, apesar da Lei exigir.
Ninguém sabe ao certo de quanto é o buraco, dizem que é de…muitos milhões. Ao certo ninguém sabe. É uma câmara PS!

Muito interessante a leitura dos Documentos.

GR

Subscribe