CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

9.11.06

Sonhos

Publicada por zemanel |




Há tanto para contar sobre os anos da brasa (1974/1975/1976) em Torres Novas...Curiosamente nenhum jornal, historiador, investigador ou escritor se debruçou sobre este tema.
Porque não se fala da explosão do movimento associativo em todo o concelho? Nas comissões de moradores? Porque não se fala da Escola Vassalo entre outras? Nas obras efectuadas pelas populações?
Porque se ignora a escola de música do Phydellius, o Clube de Natação, a Zona Alta? Porque ninguém fala da Comuna de Árgea? De quem estava à frente dos partidos políticos da altura? Quem estava à direita, à esquerda e quem militava na extrema-esquerda? Porque ninguém fala dos movimentos operários na Alves das Lãs, na nacionalização das empresas do Grupo Claras, nas cooperativas Unital, Madeiarte e Dopovo ( depois Grufer), na cooperativa de consumo Contorres? Porque não se fala na reorganização do movimento sindical, da criação da União de Sindicatos? Porque não se fala da Forja? Das associações Portugal-URSS e Portugal-RDA? Das festas do 25 de Abril e do 1º de Maio? Porque ninguém fala dos putos nesses dias a pintar, a correr, a cantar no jardim da avenida? E os Parques Infantis que se espalharam por aí...E os Pioneiros?
Porque ninguém fala dos deputados constituintes António Canelas, Natal da Luz e Hilário Teixeira? Porquê o silêncio sobre a 1ª comissão administrativa da Câmara e a sua substituição por outra por alegadas ligações da 1ª à esquerda militar num "eventual" golpe do 25 de Novembro? Porque não se fala dos primeiros autarcas eleitos em 1976?
Porque não se diz, que nisto tudo houve gente que morreu lutando?
Porque não se diz, que nesses dias de turbilhão, havia quem sonhasse...Porquê? porque não se fala do sonho? ou dos sonhos? tantos...

2 canhotices:

A minha verdade disse...

"Porquê?" Porquê? Porque é que assim? Porque é que assado? Porque é que os outros não fazem?...

Caro Zé, você que fala dos assuntos na primeira pessoa, você que conhecerá as personalidades em causa, você que tem o espírito, você que é um tipo alfabetizado e até escreve bem... Porque não põe mãos à obra, reúne depoimentos, fotos, dados estatísticos, e apresenta uma proposta de publicação à Câmara sob o tema "O 25 de Abril em Torres Novas - memórias de uma Revolução".

Era um bom contributo que dava e até ficava bem por altura das comemorações da data. E não me venha com a conversa de que a câmara o iria descriminar. Faça um trabalho sério, sem politiquices e tenho a certeza que todos os torrejanos lhe agradecerão. Fica o desafio.

zemanel disse...

Agradeço as vossas palavras. O incentivo. garanto que o post não foi feito para me lamuriar ou queixar - apenas levantar alguns véus. mas também sabemos que a Investigação exige tempo de que só os investigadores profissionais ou aposentados. Ou então na sequência de trabalhos unicersitários.
Jardim e Margamoleiro:
-Em primeiro lugar desconhecia as obras citadas sobre o associativismo e a comuna de àrgea - erro meu que vou rectificar...
-Em segundo lugar e até porque sou licenciado em Sociologia do Trabalho, gostaria imenso de realizar um trabalho dessa envergadura. Só que actualmente a minha vida profissional não me dispõe o tempo para o fazer. Isso e outras coisas que vou deixando para trás. Mesmo nas poucas coisas em que estou metido, reconheço que o meu contributo é muito frágil - os meus colegas de direcção do Cine-Clube sabem-no...E não é preguiça de sair de casa à noite, juro!
Seja como for, perante o vosso repto, pode ser que começe um destes dias. E começando...
Obrigado ( e repito não me queixava...)
Um abraço

Subscribe