CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

24.11.06

Luísa

Publicada por zemanel |


Escrevo este post para que não se diga que passo a vida a falar das casas dos outros e agora, escondo o que se passa na "minha" casa.
Obviamente que esta questão da substituição de Luísa Mesquita é um problema para o PCP. Não vale a pena fugir às questões.
Comecemos pelo óbvio: a Drª Luísa Mesquita tem sido uma excelente parlamentar do PCP eleita no distrito de Santarém - embora só hoje alguma comunicação social fale nisso. Ou seja, a partir de hoje Luísa Mesquita subiu para o pedestal que os media reservam aos comunistas bons, que livremente contrariam as indicações da direcção do PCP.
Acontece que o PCP, num processo normalíssimo, aproveitou esta fase da legislatura para refrescar e rejuvenescer o seu Grupo Parlamentar. Coisa normal naquela casa, sobretudo nos grupos parlamentares mais pequenos como o Bloco de Esquerda e o CDS. Todos se lembram como na anterior legislatura o deputado do CDS por Santarém foram 2: Pires Lima e Herculano Gonçalves...
É comum no Bloco a rotatividade dos deputados. E a cedência de lugares.
Foi portanto com base num compromisso assinado pelos deputados comunistas, que a direcção parlamentar do PCP convidou Abílio Fernandes, Odete Santos e Luísa Mesquita a cederem o seu lugar. Pedido a que os dois primeiros acederam e Luísa Mesquita recusou. Mas mesmo que esse compromisso escrito não existisse a verdade é que os deputados não são eleitos por círculos uninominais - mas em listas colectivas. Constitucionalmente ninguém poderá "despedir" um deputado - mas se um partido por razões estratégicas colectivas pede a um deputado que ceda o seu lugar, moralmente esse deputado deveria corresponder ao partido. Mas pode exercer a sua liberdade individual de deputado e recusar om pedido do seu partido. Tudo claro.
Se o faz, ( mesmo sabendo que criará dificuldades aos que a fizeram eleger) o partido também tem o direito de perder alguma confiança política no seu deputado.
Tudo claro.
Confesso que a Drª Luísa Mesquita me desiludiu. Como seu eleitor e seu apoiante. Resta-me esperar que agora não ceda à tentação de se vitimizar e transformar numa "comunista boazinha" de que os adversários do Partido estão sempre à espera.
Que este seja apenas um mau momento passageiro.
Há tanto trabalho em Santarém, aqui neste distrito, que esperemos que a Luísa Mesquita nos venha ajudar com a sua experiência e combatividade.
Cá a esperamos.

5 canhotices:

jss disse...

mas ó zémanel, percebemos a ideia. agora o que interessa saber é se a Susana entra ou não no grupo de deputados. o que te parece?

zemanel disse...

Jorge,
Como calcularás não sei se a deputada Luísa Mesquita saírá ou não de S. Bento. Se sair ( o que não é crível) o lugar seguinte da lista é da Susana Gaspar - jovem torrejana coreógrafa. Se Luísa Mesquita sair e se a Susana tiver disponibilidade pessoal e profissional será deputada pela CDU por Santarém. Mas se essa hipótese não se concretizar de certeza que quem substituir Luísa Mesquita garantirá o cumprimento do programa eleitoral da CDU na Assembleia da República. Claro que gostaríamos muito, muito de ver uma deputada da CDU residente em Torres Novas na Assembleia da República...Mas como aqui neste lado, não é hábito andar correr atrás de lugarzinhos políticos, pode muito bem acontecer que a Susana abdique de exercer o seu lugar de deputada - aliás como sabes a vida profissional da Susana obrigou-a já a suspender o lugar na Assembleia Municipal de Torres Novas- que tão bem exercera nos 4 anos anteriores! ( o Rodrigues que o diga...)
Desculpa Jorge, não matei a tua natural curiosidade pois não?

VG disse...

os deputados que o PCP queria/quer substituir, são para serem substituídos por 3 jovens depudados, o que seria muito importante tanto para o trabalho na AR como para uma nova etapa do Partido que em muitas organizações tem feito um esforço para por jovens com tarefas/responsabilidades.

VG disse...

Estive a ver a lista de candidatos a Santarém e cheira-me que seria o Vasco Cardoso, pois tem sido ele a acompanhar na comissão politica do PCP a área de educação. Um jovem com muita capacidade.

ARISTIDES DUARTE disse...

Vejamos a situação: uma deputada é eleita. O lugar é dela. Tudo certo. E o tal contrato não vale. Certo.Antes, dizem os alguns "bons" portugueses, bastava a palavra de honra. Agora, já nem um contrato tem validade.
Compreendo perfeitamente porque a deputada Luísa Mesquita não aceitou ser substituída.
Porque é professora.
Nunca ninguém se tinha lembrado disto?
Pois é: a alternativa que ela tinha era voltar para o lugar de professora. E com 57 anos.
Depois de ter tanto criticado as posições do governo na AR , na área da educação, como seria a vida de professora de Luísa Mesquita? Convenhamos que não seria fácil. Com os putos a saberem que era ex-deputada, estou a imaginar a "rebaldaria" que eles armariam nas aulas.
E depois era preciso aturar as mães e os pais, coisa que uma deputada não faz.
Agora, lindo, lindo, era a Luísa Mesquita passar a independente e depois ao PS e ter que, posteriormente, apoiar tudo o que o governo fizesse na área da educação (ela criticar, lá criticava,mas a maldita maioria absoluta do PS, só dava para os deputados do PS acharem tudo o que ela dizia muito, muito estranho e ortodoxo- sim , que os do PS são modernos- os outros são todos uns atrasadinhos). Se fosse advogada ou outra profissão liberal, não haveria problemas em ter aceitado ser substituída, mas professora...

Subscribe