CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

5.6.07

Ora BE 2

Publicada por zemanel |

(imagem:31 da armada - clicar para aumentar)
A coerência está a passar por aqui.
..Ainda do 31 da Armada:
"O Bloco de Esquerda (BE) nasce da fusão entre Política XXI, Partido Socialista Revolucionário (PSR) e a União Democrática Popular (UDP. A Política XXI foi formada pela união de dissidentes do Partido Comunista Português (PCP) do Movimento Democrático Português - Comissão Democrática Eleitoral (MDP-CDE) e de quadros da Plataforma de Esquerda (PE). O Partido Socialista Revolucionário(PSR) foi resultado da fusão da Liga Comunista Internacionalista (LCI) e Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT). A União Democrática Popular (UDP) resulta da fusão da União Revolucionária Marxista-Leninista (URML), do Comité de Apoio à Reconstrução do Partido Marxista-Leninista (CARP-ML) e dos Comités Comunistas Revolucionários Marxistas-Leninistas (CCR). Os Comités Comunistas Revolucionários Marxistas-Leninistas (CCR) surgem de uma dissidência dos Comités Marxistas-Leninistas Portugueses (CM-LP) que por sua vez tinham sido uma dissidência do Partido Comunista Português (PCP). Mais recentemente adere a Ruptura/FER como tendência organizada. A Ruptura/FER nasce da fusão entre o Movimento Ruptura e a Frente de Esquerda Revolucionária."
Ufa...Conseguiram acompanhar?

7 canhotices:

Papo-seco disse...

de rotura em rotura até à fusão final

ou

de fusão em fusão até à rotura final

Anónimo disse...

Por algumas das intervenções sobre temas nacionais e internacionais, o BE já parece ser uma dissidência ... do BE, e poderá vir a transformar-se noutro ... "queijo limiano"!
Pelo menos, nesta Convenção, já fez alguns fretes e deixou alguns recados.

Anónimo disse...

No pcp as roturas são feitas com expulsões!

Irene Sá disse...

As expulsões do PCP foram muitíssimo bem feitas.
Mas eu desafio o anónimo a dizer 5 nomes de pessoas que tenham sido expulsas do PCP nos últimos 15 anos.

Anónimo disse...

Centenas de comunistas a quem não lhes foram cobradas quotas por indicação das DROs.

alvespimenta disse...

Ora, ora, meus filhos... Não custa muito replicar o que vem nos jornais. Já toda a gente sabe como é um saco de gatos. Mas vamos por partes.
1- O BE tem funcionários. Esta era uma das características evocadas por UDP, PSR e outros sucedâneos para catalogar o PCP de "burocrata".
2- O Fernando Rosas, tão empenhado na diversidade, pregou contra as "tendências" dentro do BE. Se estivesse no PCP queixava-se do monolitismo do centralismo democrático.
3- O BE decidiu, talvez por psicanálise, que não era revolucionário. Enquanto o PCP o afirmou, ainda eles eram gaiatos dissidentes, eles juraram a sua devoção ao operariado e campesinato e acusavam o PCP de ser "lacaio de Moscovo", "social-fascista" e outras definições encornadas em jantaradas revolucionárias.

Um dia perguntei ao meu pai o que era a LCI. Ele, que trabalha desde os 9 anos, disse-me: "São uns meninos mimados que discutem a revolução socialista com um copo de whisky na mão". Palavra da Salvação

alvespimenta disse...

Só mais uma coisa. Um anónimo disse que as "DROs" impediam o pagamento de quotas como forma de "expulsar" militantes. Acho que o devo esclarecer em dois aspectos. Em primeiro lugar não existem "DROs" no PCP, existem DORs. Em segundo lugar, e não menos importante, há várias formas de as pagar. Informe-se, pois parece falar pelo que ouviu dizer.

Subscribe