CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

25.6.07

O Jornal O ALMONDA

Publicada por zemanel |


Que se passa com "O ALMONDA"?
"O ALMONDA " é uma referência jornalística com quase cem anos de existência.
Foi sempre propriedade da Igreja mas, diga-se em nome da verdade, sempre respeitou a diversidade de opiniões. Não era desde há muitos anos um jornal beato.
Confesso que o Editorial de despedida do último director Professor Bento Leão me deixou algum desconforto. Pelas coisas que deixou antever nas entrelinhas.
Esta semana verifico que Carlos Nuno deixou o "velho" jornal e iniciou a publicação das suas crónicas no JORNAL TORREJANO - tudo perfeitamente normal, já que estas coisas das transferências não são exclusivas do futebol. Mas o que me voltou a incomodar foi aquilo que o médico-cronista deixou nas entrelinhas sobre a nova política editorial do ALMONDA.
Para um simples leitor ainda não há motivos para alarme.
Mas sinceramente espera-se que na Diocese em Santarém não se cometa a asneira de querer transigurar O ALMONDA - que toda a gente sabe ser um jornal católico. Todos os que lá escrevem devem saber disso e respeitar isso. Mas também se sabe que nos momentos (em cem anos de história) em que foi um jornal beato e subserviente ao poder político perdeu muito mais do que aquilo que ganhou.

Que O ALMONDA continue a ser um jornal católico mas tolerante e que leva as vozes de Torres Novas por todo o Mundo. E que os zuns-zuns sejam apenas isso: zuns-zuns...

2 canhotices:

GR disse...

O retrocesso democrático está a chegar a todo o lado.
Mais depressa do que calculávamos.

GR

Anónimo disse...

As coutadas políticas, bem como as censuras encapotadas estão, de facto, sempre à espreita na esquina mais próxima de qualquer jornal. Há que admiti-lo...

Mas, caro José, não duvide que a calunia, o despeito e a "trica" conspiradora estão, normalmente, na esquina logo ao lado (quando não ainda numa mais próxima!)

Acredite que esse jornal não perdeu em imparcialidade, especialmente enquanto a elevação e a seriedade forem um ponto de honra para quem com ele colabora.

A CDU é um bom exemplo disso mesmo.

Subscribe