Do Público de hoje:
Avancemos no tempo. 1974. 2. 701 telegramas que referem Portugal (num total de 200.580). Desses, 377 dizem respeito a Soares. A 20 de Maio, um despacho de Lisboa para Conacri, então sede do Governo do PAIGC (Partido para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde) no exílio, com cópia para as representações da Comunidade, das colónias portuguesas, da NATO e de Moscovo, dá conta do resultado do primeiro telefonema do embaixador americano em Lisboa — ainda não Frank Carlucci, que só chega em Dezembro deste ano, mas Stuart Nash Scott. Assunto: “Primeiro telefonema para o ministro dos Negócios Estrangeiros”. Resumo: “ O ministro Soares garantiu que Portugal não avançará para o comunismo, apesar dos mais recentes desenvolvimentos internos e das intenções de restabelecer relações com os países de Leste, incluindo URSS, China e Jugoslávia. Os seus esforços dirigem-se, neste momento, para as negociações como PAIGC das quais, aparentemente, Portugal quer sair com um acordo para reter Cabo Verde em troca da independência da Guiné-Bissau.
http://infoalternativa.org/radio/
2 canhotices:
Ze desculpa estar a escrever através do teu blog a GR..
Gr desculpa ter usado o perto da esquerda para qualificar essa pessoa a que te referes, foi um erro de expressão..Mas para mim faz sentido que assim seja.A esquerda da luta, dos direitos, da honestidade, da fraternidade, do companheirismo, da amizade apenas está no PCP, tudo o resto "está lá perto".
Também gostava de dizer que esse blog não pertence apenas a uma pessoa...verdade que todos estão "no cheiro da esquerda", mas há textos sociologicos do Dr.Rui pena pires muito interessantes, não todos, mas alguns.
Gostava de te dizer também poruqe não escrves um blog também.Penso que seria interessante.
abraço GR, abraço professor
Ai Gr de certeza que tens tanto para contar e para falar..por certo tu não o lerias mas concerteza pessoas como “Rubra Bandeira”, o “anónimo séc.xxi”, o “Vale a Pena Lutar” do Pedro Namora, o “Tó Colante” leriam e com muito interesse.Pensa nisso.
abraço
Enviar um comentário