CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

31.10.08

Coisinhas boas de Torres Novas

Publicada por zemanel |

MERENDEIRAS ( Broas ) À CANHOTICES
Já não se vêem pela cidade. Nas aldeias, ainda há quem ande por aí.
Chegados so finados, vem o 1º DE NOVEMBRO, Dia de Todo os Santos, dia de pedir os bolinhos.
Em Torres Novas, os "bolinhos" são essencialmente pequenas broas (de vários sabores) a que chamamos também merendeiras, o que na fonética torrejana sai muitas vezes como "brendeiras". Bem feitas, são muito saborosas e costumam ter boa saída. Por exemplo, o pavilhão de Santarém na Festa do Avante! não dispensa as broas de Torres Novas...

Receitas há várias. Se quiserem sigam esta que dizem ter uma carrada de anos:
Coloquem num tacho ( os tachos fazem sempre muita falta) litro e meio de café bem forte (das velhas), meio litro de azeite da nossa Serra ( este ano a azeitona deu pouco e um bocadinho graduado...); quinhentos gramas de açúcar louro; uma colher de sopa de canela e use a mesma colher para colocar erva doce e adicione uma pitada de sal - eu disse Sal, não caia nessa patetice gourmet da flor de sal...
Deixem ferver este preparado e imaginem que é o governo do país a desfazer-se numa massa compacta. Fervido o preparado durante um quarto de hora ( já chega para escaldar o Sócrates), deite 250 gramas de farinha de milho ( a amarelinha), deixem a massa ferver mais um bocadinho, coisa para três a cinco minutos. Retirem o preparado para um alguidar de barro e para finalizar, juntem ao preparado calmamente um kilograma de farinha de trigo, mandem a ASAE à fava e com uma colher de pau vão mexendo, mexendo, calmamente, sem pressa. Para pressas já temos o dia a dia.
Entretanto quando sentirem os ingredientes todos bem agregados deixem a massa descansar um pouco...Depois metam as mãos na massa ainda bem quente e formem as broas: façam pequenas bolinhas, pequenos canudos, etc...e enviem o vosso trabalho ao forno.
O tempo de cozedura das broas é relativo: Convém estarem bem cozidas mas nada de excesso para estarem fofinhas. Povilhem com açúcar branco e vão buscar ao armário uma garrafa de um licor caseiro para as acompanhar.

Também há no nosso concelho quem já ofereça bons aromas para acompanhar e com grande qualidade - procurem por exemplo uma casa de aromas de acompanhamento na pequena aldeia de Alqueidão, freguesia do Pedrógão. O stock da casa inclui também aromas da serra, óptimos para fazer infusões, o que também dá um acompanhamento cinco estrela,s embora em versão light.
É só ganhar: Visita a aldeia, deslumbra-se com a paisagem da serra d'aire e encontra estes aromas de acompanhamento das merendeiras n' O PEREIRO DE SANTO ANTÓNIO, que tem ligação à Internet se clicar AQUI .
Caso não tenha pachorra para fazer as meendeiras, aproveite a voltinha ao Alqueidão, vá pelo Pedrógão e Casais Martanes, atravesse o Casal da Pinheira e termine na Ribeira. Pergunte pela casa da ANTÓNIA AGUIAR - dá uma bela volta pelo concelho e compra do melhor que há em merendeiras / broas de Torres Novas.

1 canhotices:

Ana Isabel Pedroso disse...

Olá!!!

Eu sou de Torres Novas e andava a pesquisar a receita das merendeiras quando dei com este excelente blogue.
Um dia destes vou meter mãos na massa e fazer as tão boas merendeiras da minha terra.

Bjs!!!!

Subscribe