CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.10.08

Da justiça

Publicada por zemanel |

José Saramago foi hoje homenageado pelo Partido Comunista Português.
Porque as convicções estão vivas.
E permanecem as razões todas para lutarmos por uma sociedade de homens livres, uma sociedade justa e solidária, numa terra sem amos.
Simples mas merecida a pequena cerimónia no Vitória. Onde há dez anos, Saramago também se deslocara para estar com os seus camaradas. Demonstrando que não precisou de abdicar dos seus ideais para receber o Nobel.
Jerónimo de Sousa, lembrou o discurso de Saramago na Academia Sueca e afirmou:
"No discurso de há dez anos, na Academia Sueca, José Saramago disse: «A voz que leu estas páginas quis ser o eco das vozes conjuntas das minhas personagens». Poderíamos acrescentar: «E essas vozes conjuntas são um eco do povo, dos trabalhadores, dos imperfeitos humanos que constroem a história»." Referindo-se à situação actual do Mundo, o secretário geral do PCP acrescentaria que: "Abaladas estão todas as profecias do fim da História da humanidade, do capitalismo como fase terminal da organização da sociedade humana. A luta, particularmente a luta organizada, o papel e o lugar dos partidos comunistas, em cooperação com as força sociais e políticas de progresso e anti-imperialistas, estão colocados como uma necessidade objectiva."

A sessão de hoje contou ainda com a voz de Carlos do Carmo que cantou o poema de Saramago "Aprendamos o Rito".

 Carlos Do Carmo - Aprendamos o Rito

1 canhotices:

samuel disse...

Foi homenageado... e foi muito bem!

Subscribe