CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

16.12.07

Maestro Fernando Cardoso voltou a Torres Novas

Publicada por zemanel |

Há 50 anos fundou o Choral Phydellius. Ontem à noite, Fernando Cardoso voltou a Torres Novas com os Coros Cantabile e do Ginásio Clube Português para um concerto de Natal, promovido pela Câmara Municipal de Torres Novas.
Apesar do frio, a noite terminaria mais quente, de uma forma bem curiosa, com a actuação dos coros em conjunto com alguns coralistas torrejanos fundadores do Phydellius, interpretando uma canção dedicada ao Rio Almonda da autoria do músico torrejano, também falecido há 50 anos, Padre Maya dos Santos.

2 canhotices:

samuel disse...

Por estranho que possa parecer andando há tanto tempo nas cantigas, nunca ouvi o Choral Phydellius, mas apesar disso é um nome que me acompanha desde há já muitos anos...
O Coro da Academia de Amadores de Música, esse sim meu "camarada de profissão" em tantos e tantos espectáculos de cantigas era o "recreio" do génio de Lopes Graça. O "Graça", ou por já lhe irem faltando as forças ou porque lhe apetecia, era muitas vezes assistido ou mesmo substituído pelo muito mais jovem maestro José Robert, que depois disso se recolhia sempre a esse "lugar" que era o Choral Phydellius. Na minha cabeça havia uma certeza: deve ser um grande Choral, esse Phydellius!

GR disse...

Já tive o privilégio de assistir a dois Concertos do Choral Phydellius.
Já agora, também no dia 21 de Dezembro haverá um bom concerto com o Pianista Fausto Neves, integrado no Cantar Natal 2007, pelas 21h30, no cine-teatro Paraíso, em Tomar. Com interpretações de Chopin, Scarlatti, Messiaen e Lopes-Graça, os bilhetes para este espectáculo custam 3€. A cultura acessível a todas as bolsas!
Já assisti a este concerto no norte, é magnífico!

GR

Subscribe