Não há pachorra para a mentira tantas vezes repetida de quem anda a fazer chantagem, pedindo os votos da esquerda para impedir a vitória da direita. Mentira que parte do pressuposto de que estamos elegendo um primeiro-ministro e que nos limitamos a ter que escolher o PS ou o PSD - quando o que estamos a escolher é um parlamento que vai ter diversos partidos representados e é pela sua correlação de forças que o Presidente da República convidará uma maioria a formar governo.
É por isso que a mentira da escolha entre Sócrates e Leite não pega. É por isso que essa preocupação do PS com a Esquerda é uma mistificação que tem que ser desmentida!
Mas porque é que Sócrates e os seus camaradas, estão hoje tão preocupados com a esquerda?
Por acaso alguém impediu o PS de realizar uma política de esquerda durante este mandato em desfrutou de uma maioria absoluta?
Então e o Código Laboral? O desemprego? a subida de impostos sobre os rendimentos do trabalho?
Então e o ataque aos serviços públicos? o ataque aos funcionários públicos desde a tomada de posse? Então e a cegueira do controle cego orçamental que estrangulou a economia e os salários dos funcionários públicos? Então e a cegueira sobre a livre e desregulada cavalgada da banca sobre a vida das pessoas e das pequenas e médias empresas?
Então e o ataque aos professores e à escola? E às forças de Segurança?
Então?
Porque é que correm agora pela esquerda e abusam da chantagem agitando o papão Ferreira Leite?
Porque Sócrates, no seu íntimo, julgou sempre que o seu mandato seria um passeio trinfal para uma nova maioria absoluta. Apostou sempre na conquista de eleitorado pelo centro, pelo centro-direita e pela direita...
foi sempre por aí que Sócrates apostou e por isso usou e abusou da realização de um programa político de direita, neo-liberal na economia - embora libertário nalgumas causa chamadas fracturantes e recorrendo com abuso ao foclore tecno do Magalhães e outras modernices.
Por isso foi elogiado por largos sectores da direita social nacional. Que viam nele o "Homem de Coragem"!
Mas Sócrates e camaradas fizeram mal as contas. Não esperavam a crise internacional que abalou as convicções neo-liberais e o fez voltar a ler Keynes.
Tarde demais.
Hoje implora votos à esquerda.
Fez uma inflexão no caminho.
Como se a Esquerda fosse a sua casa e nela sempre tivesse tido morada.
Este é o principal problema de Sócrates:
Transformou-se hoje num sem abrigo político, sem causa nem soluções. Que já só se limita ao pedido de rendimento mínimo dos votinhos à esquerda para ao menos ganhar.
Mas o que o país precisa é de um governo que aposte verdaeiramente num programa de esquerda, social e progressista. Que recuse o Código Laboral, que valorize a produção e o emprego com direitos. Um governo que aposte na valorização dos serviços públicos como a sáude e a educação. Um governo que aposte na ruptura e na mudança e que avance com toda a confiança para um programa social que o PS, este PS, já mostrou ser incapaz de levar por diante.
Eles querem os votos daqueles em quem malharam. Como pode ser isso?
Sócrates continua a lutar pelos votos de esquerda:
perceberá, mais cedo que tarde, que vai ser dificil manter esta chantagem e esta dramatização até ao fim da campanha.
Afinal o dramatismo da eleição Soares - Freitas já foi há 23 anos!
0 canhotices:
Enviar um comentário