CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

5.8.09

Sanfonagate IV

Publicada por zemanel |

Agrupamento desconhece contratação
de médicos para Alpiarça
anunciada por candidata do PS
A candidata do PS à Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, anunciou Sábado, através de comunicado que conseguiu “assegurar a contratação de médicos para reforçar os efectivos do Centro de Saúde local” e que os mesmos “iniciarão funções no mês de Agosto”. A informação causou surpresa por vir de uma candidata e por o problema da falta de médicos se arrastar há meses sem solução.
Contactada por O MIRANTE, a presidente do agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, Luísa Portugal, disse a O MIRANTE que o processo para a contratação de médicos não só para o Centro de Saúde de Alpiarça como para outros da região ainda não está concluído. A médica não confirmou a entrada em funções de qualquer médico em Agosto, admitindo, no entanto, que possam ser lançados concursos para a sua contratação.
Luísa Portugal reconhece que a situação de Alpiarça é uma prioridade porque existem quatro mil pessoas sem médico de família, mas lembra que há outros casos complicados como o de Almeirim, onde nove mil pessoas estão na mesma situação.
A presidente do agrupamento garante que já reuniu com a presidente da Câmara de Alpiarça, Vanda Nunes (PS), e com a comissão de utentes do concelho para comunicar a situação em que estava o processo, mas não teve qualquer encontro com Sónia Sanfona ou com qualquer outro candidato candidatos à câmara.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não faz comentários à comunicação da candidata socialista, realçando que a contratação de médicos está nas mãos do agrupamento.
Sónia Sanfona diz que há algum tempo tem vindo a alertar para a situação do centro de saúde da sua terra e que com “esta conquista fica assim minimizada a grave carência sentida pela população”. Mas outros partidos e a própria câmara municipal têm vindo também a alertar o Governo para o problema.
O PCP de Alpiarça emitiu um comunicado em que manifesta estranheza pelo anúncio feito pela candidata do PS e num requerimento dirigido ao Ministério da Saúde, refere que a ser verdade, a situação “configura uma violação grosseira dos deveres de neutralidade e imparcialidade das entidades públicas”. Aquela força política lembra que “os órgãos do Estado não podem intervir directa ou indirectamente na campanha eleitoral, nem praticar actos que de algum modo favoreçam ou prejudiquem uma candidatura”.

1 canhotices:

Manuel José Soares disse...

A este propósito é interessante ler a entrevista de Sónia Sanfona ao "Mirante" de 7 de Maio último. Há menos de três meses, a candidata nas carências apontadas a Alpiarça não disse uma palavra sobre saúde e sobre a falta de médicos.

De onde lhe vem este súbito interesse? A força do movimento de massas (neste caso dos utentes) que alto e bom som reclamam os seus direitos.

Mas a senhora não está sózinha no acordar para estes problemas. A ela junto (de cor) o Nelson Carvalho, o Sequeira, o Rodrigues, o Moita Flores, o Paulo Fonseca...

Subscribe