CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

25.8.09

Poeta.

Publicada por zemanel |


Em 6 de Agosto último recebemos este e-mail do poeta torrejano José Alberto Marques. Um poeta maldito na nossa terra. Transcrevemos o e-mail, porque nele, José Alberto Marques dá conta das suas últimas andanças poéticas no Mundo. Enquanto por aqui grassa a ignorância e o pacovismo deslumbrado por nobelizáveis prometidos.

Porque é preciso que se saiba, o valor da nossa gente, aqui segue o mail na íntegra:


"Caros amigos, é uma honra pessoal ter a notícia do vosso blog. Alguém nessa terra não se esqueceu de mim. E eu nunca me esqueci dos eventuais emissores da mensagem. Neste momento informo-vos que publiquei um livro, Í´MAN, de poesia, que comemora o 50º aniversário do 1º Poema Concreto publicado em Portugal. Não foi um acaso da História, foi uma verdade pessoal. "Revista do Colégio Andrade Corvo". Alguém afirmou que é uma raridade histórica. Faz parte do acerbo da Casa de Serralves.Farei a apresentação do livro em Torres Novas na 1ª Semana de Outubro no Auditório da Biblioteca Municipal a convite do seu Director. Levarei algumas novidades.Como sabeis a vida é uma pressa, como o poema é um devagar.Anuncio-vos que acabo de chegar de Belo Horizonte(Brasil) por ter sido convidado (o único português) para um Festival de Poesia.Abri o certame, seguido duma dupla argentina, com uma "performance" intitulada " Retrato do poeta enquanto corpo inteiro". Explicarei depois. Participei em debates sobre poesia, li poemas, fui entrevistado várias vezes, inclusivé no diário "Hoje em Dia", pag. inteira (tamanho Expresso), metade fotografia, metade texto.Espectacular o acolhimento, a vivência, e creio ter representado Portugal e Torres Novas no meu melhor. Saí a chorar.Antes da viagem,numa conferência de imprensa(e devido aos acontecimentos que se sabem) perguntaram-me se não tinha medo. Respondi:"só posso falar de poesia que tudo vence".

Um abraço sem fronteiras do j.-a.m.


4 canhotices:

Anónimo disse...

Como é que um "poeta maldito na nossa terra" é convidado para apresentar um livro na Biblioteca Municipal da nossa terra?!

Ele há com cada uma!!!

zemanel disse...

felizmente alguém se lembrou de J.A.M.
Ao fim de tantos anos esquecido...
( com excepção do Cine Clube que apresentou o seu último livro há cerca de 3 / 4 anos e de mais alguns torrejanos de diversas matizes ideológicas)
Aliás o próprio J.A.M tornou públicas na imprensa local as suas mágoas com Torres Novas

Anónimo disse...

Por vezes é a falta de comunicação que leva a tais injustiças. Talvez, ao longo de todos estes anos, as pessoas certas não tenham apelado às pessoas certas.

zemanel disse...

...e no fundo o importante é que j.-a.m vai lançar (finalmente) um livro na biblioteca da sua/nossa terra. Poderia ser uma melhor notícia se ela fosse um sinal de mudança na política cultural da nossa terra. Infelizmente a coisa parece ser episódica, efémera e casual. E sobretudo porque já era tremendamente escandaloso o desrespeito oficial a este poeta torrejano - embora fique desde já aqui registado que a história da literatura do mundo foi escrita pelos poetas malditos! Como é que se chama o poeta que ganhou um concurso literário a Fernando Pessoa?

Subscribe