CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

16.3.06

A VERDADE A QUE TEMOS DIREITO!

Publicada por zemanel |


Discurso directo(*)
«O melhor que podia acontecer era que Milosevic morresse na sua cela, porque se o processo continua poderão condená-lo apenas por acusações menores.» James Gow, «especialista em crimes de guerra» apoiante do Tribunal de Haia, em entrevista a Channel 4, 2004.
«O tribunal USatânico que julga Slobodan Milosevic sempre foi totalmente ilegítimo. Não pode ser considerado um tribunal sério. A defesa de Milosevic é sólida, convincente e irrefutável.» Harold Pinter, Prémio Nobel de Literatura 2005.
«Quando Milosevic foi informado dos crimes cometidos por reservistas da polícia adstritos à milícia de Slobodan Medich ‘Boca’ ficou furioso. Perguntou como era possível que a milícia dos Escorpiões actuasse no Kosovo e exigiu que se castigasse os culpados e que isso não se voltasse a repetir.» General Farkas, chefe de segurança do exército jugoslavo, no seu testemunho em Haia, em 1999.
«O Sr. Butros Gali informou-me há uns dias que a bomba que destruiu o mercado de Markale, em Sarajevo, foi um acto de provocação dos muçulmanos bósnios.» Presidente francês, François Mitterrand, 1995. http://www.fantompowa.net/Flame/bosnia_sarajevo.htm
«Temíamos que o apoio dos média fraquejasse, antecipando uma mudança na opinião pública a favor do fim da campanha de bombardeamentos da NATO e do reatamento das negociações. Uma catástrofe que o meu colega Joshka Fischer queria evitar a todo o custo.» Scharping, ministro da Guerra alemão, 1999. (Tinha chegado o momento de anunciar a «prova» que justificaria a posteriori a intervenção alemã: o pretenso plano ‘Ferradura’, de Dezembro de 1998, para a limpeza étnica dos albaneses do Kosovo. Dois anos depois, a 8 de Fevereiro de 2001, a cadeia ARD divulgava um documentário exclusivo - No princípio foi a mentira - demonstrando que nunca tinha existido tal plano e que as matanças de albaneses eram pura invenção.
«Não só o ministro Scharping, mas também o chanceler Schröder e o ministro Fischer deram um exemplo grandioso de líderes políticos que em vez de se submeterem à opinião pública souberam transformá-la. Apesar dos lamentáveis danos colaterais e da duração dos bombardeamentos, souberam manter-se firmes. Se tivéssemos perdido o apoio da opinião pública alemã teríamos perdido também o dos países associados.» Jamie Shea, o britânico que foi o porta-voz da NATO durante a guerra.
«I am a victim of a propaganda war (Sou uma vítima da propaganda de guerra)» Canção de Emir Kusturica, famoso cineasta nascido em Sarajevo, que no seu filme ‘A vida é um milagre’ ridiculariza a informação dos média ocidentais sobre a Bósnia.

(*) Texto elaborado a partir de uma recolha de Michel Collon publicada in Rebelión
PUBLICADO NA EDIÇÃO DESTA SEMANA D"O avante!"

Subscribe