CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

2.3.06

CENTRALISMO TORREJANO

Publicada por zemanel |


Em Torres Novas o PS conseguiu nas últimas autárquicas o que nenhum partido havia conseguido antes: Uma maioria absolutíssima, sendo inédita a eleição de 5 vereadores do mesmo Partido. Claro que isto foi conseguido graças à absorção dos votos da direita no PS. Na tomada de posse, o Presidente António Rodrigues prometeu tolerância com as oposições. E o que se verificou de lá para cá?

- Um regimento de funcionamento da Assembleia Municipal que é notoriamente uma autêntica lei da rolha e funciona como silenciamento da oposição na Assembleia Municipal. Um projecto defendido pelos "democratas" eleitos pelo PS, com o Dr José Marques e que foi objecto de críticas contundentes do PSD, do Bloco e da bancada da CDU nomeadamente através de Ramiro Silva e Susana Gaspar. Ao longo de 30 anos a Asssembleia sempre funcionou!!!! Agora veio a lei do silêncio!!!
-O sr Presidente nomeia para seu assessor o Presidente da Assembleia- situação tão caricata que até o Professor Marcelo Rebelo de Sousa qualificou de anómala. Mas o despudor oficial tudo aceita!!!

Tais situações são objectos de reparo na imprensa local e regional. Só não vê quem não quer!
A continuar assim...Onde vamos parar? O Carnaval não tem fim?
Vale a pena ler os "E-mails do outro mundo" do jornal O MIRANTE desta semana que transcrevemos o seguinte excerto pleno de humor:

"Quem também não liga a futilidades é a rapaziada socialista de Torres Novas. Ali ao menos sabe-se quem manda. Há um chefe, um rumo, um destino. Tudo nos conformes como convém. Nada de balbúrdias. Nada de ribaldarias. O Presidente António Rodrigues manda e os restantes obedecem. O respeitinho pelas hierarquias é a chave da democracia. A garantia da tranquilidade que tanta falta faz ao desenvolvimento e progresso das regiões.
Naquele abençoado concelho o partido do poder fala a uma só voz. A voz de comando do camarada António. Ele dá uma ordem e os subordinados obedecem cegamente. Sem discussões estéreis ou histéricas. É a passagem à prática da milenar sabedoria popular. Quando um burro fala os outros baixam as orelhas. O resto é conversa.
A oposição estrebucha. A comunicação social protesta. E o Presidente da Câmara impávido e sereno. Nem um pelinho do bigode abana. E se aquele bigode Estaliniano tem pelos para abanar…
Agora escolheu para assessor o seu amigo Piranga, que é o Presidente da Assembleia Municipal. Uma jogada de mestre como perceberás. É a transparência total do trabalho autárquico. Ele não se limita a constatar que cabe à Assembleia Municipal fiscalizar a actividade da câmara. Ele vai mais longe. Coloca o próprio Presidente da Assembleia no seu gabinete para que ele possa observar diariamente o seu trabalho. Mais democrático que isto é impossível.
É claro que para a oposição nada está bem. Em Portugal há esta mania de que ser oposição é refilar sempre. Votar contra tudo. Apresentar moções de protesto. Convocar manifestações de desagravo. Foi logo um bruá-bruá do caraças. Por causa da ética, da estética, do raio que os parta a todos, digo eu, parafraseando, em tom mais moderado, o alvo das críticas. Ainda se eles dissessem que a fiscalização da actividade presidencial pode estar comprometida pelo facto do senhor Piranga ser um ferrenho adepto das sestas?!!! Mas não. Aquela gente não tem capacidade para ir ao essencial das questões, fica-se sempre pelo acessório. Pelo anedótico.
Alguma vez passaria pela cabeça do senhor Piranga esquecer-se que é Presidente da Assembleia Municipal quando está a fazer de Assessor do Presidente da Câmara ou vice-versa?!!! Só quem não o conhece é que poderá levantar tão torpe suspeita."

Subscribe