CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

14.1.09

Valorizar o Hospital de Torres Novas

Publicada por zemanel |


Está a decorrer nas ruas do concelho e distribuído nos principais estabelecimentos públicos e comerciais um abaixo-assinado promovido pela COMISSÃO DE UTENTES DA SAÚDE DO MÉDIO TEJO dirigido à srª Ministra da Saúde onde se exige que "inviabilize a decisão anunciada pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, que prevê a retirada da Urgência Cirúrgica dos Hospitais de Torres Novas e Tomar e das Cirurgias Programadas dos Hospitais de Abrantes e Torres Novas."
Apelamos daqui à assinatura deste abaixo-assinado, que constitui mais um passo ( e talvez decisivo) na defesa do direito aos cuidados de saúde no Hospital de Torres Novas. Sem entrarmos em bairrismos que não interessam a ninguém e sem colocarmos em causa o principio da unidade dos três hospitais numa única unidade - o Centro Hospitalar do Médio Tejo - parece claro que as úlltimas medidas anunciadas pelo Conselho de administração do Centro Hospitalar continuam na senda da desqualificação histórica e progressiva do Hospital de Torres Novas. Uma situação, em que lamentavelmente o poder político local tem feito orelhas moucas, repetindo insistentemente perante cada ataque que "tudo fica na mesma".
Hoje sabemos bem, em Torres Novas, o que significa essa expressão aplicada ao Hospital de Torres Novas. Muita coisa tem mudado enquanto uns vão debitando que tudo está na mesma. Os torrejanos sabem o tanto tem mudado!
Como também não serão de desprezar as intenções anunciadas na imprensa regional de que há uma empresa ( que explorava até há pouco tempo o último piso do hospital de Santarém) interessada na privatização e exploração da unidade hospitalar de Torres Novas - resultado do investimento público, pago pelos cidadãos e que tem excelentes condições físicas, moderno e funcional!
A saúde não é um negócio! O Hospital de Torres Novas e o direito constitucional à saúde universal e tendencialmente gratuito não são negociáveis.
Há que lutar. Esta é uma batalha decisiva: Os torrejanos não podem calar mais, nem aceitar mais!
Todos os torrejanos deverão estar unidos, independentemente das suas convicções. Embora suspeitemos que existirão forças políticas que se esquecerão da sua obrigação de defender os torrejanos!
Juntemo-nos todos aos protestos da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo!

1 canhotices:

Tatinha disse...

oi, ontem deram o abaixo-assinado, a assinar, tanto eu como o Zé Pedro reparámos que não solicitavam o BI. Memso assim tem validade?

Subscribe