CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

21.9.08

As feiras medievais

Publicada por zemanel |

Li, não sei onde, talvez num desses "jornais" dos hipermercados,que durante este mês de setembro decorreriam pelo país diversas Feiras Medievais.
Estranha coisa.
Se há uns anos, tal iniciativa, realizada esporadicamente era motivo de notícia e de curiosidade, a sensação que tenho é que estas Feiras Medievais são mais uma espécie de Carnaval do que outra coisa. Com excepções, claro.
Até porque, em comum, em quase todas elas, sobressai sempre uma componente gastronómica de origem histórica duvidosa e a Feira resulta quase sempre num imenso arraial "folk" (reparem que não disse foclórico) com muitas artes circenses e uma representação da vivência medieva com as classes sociais convivendo em alegre folia.
É estranho em pleno século XXI este fascínio com a Idade Média e com alguns dos seus epifenómenos associados ( os cavaleiros templários, o Graal, as lutas, etc...).
A Idade Média, correspondeu ao período Feudal, onde mobilidade social e o convívio inter-classes era absolutamente inexistente. Mais: corresponde a um período de guerras, fome, pestes, de domínio violento do saber religioso sobre o conhecimento científico...Enfim, o contrário de tudo aquilo que é reproduzido nas Feiras Medievais deste tempo.
Mas não houve Feiras Medievais? Claro que houve - mas seria importante que quem organizasse estas Feiras procurasse maior rigor histórico e menos circo.
É que Feiras destas, como em geral são organizadas, só existiam "quando o rei fazia anos", ou seja, na imaginação de José Cid.

1 canhotices:

Anónimo disse...

bom mas sera que é verdadeiro

Subscribe