O Jornal Torrejano inicia esta semana o 15º ano de publicação desta II série. Guardo ainda numa gaveta, não sei bem em qual, o número zero lançado, salvo erro, na Feira dos Frutos Secos.
O seu aparecimento há 14 anos, deu origem a uma lufada de ar fresco na comunicação social local - obrigando a imprensa a estar mais perto das notícias e abrindo espaços para entrevistas e reportagens. A imprensa local libertou-se da grilheta da opinião.
Também a sociedade se alterou em função da evolução da Comunicação Social local: por exemplo, os partidos políticos aprenderam a conviver com uma nova realidade local e rapidamente a forma de comunicar com os cidadãos se alterou - por exemplo "nasceram" as conferências de imprensa.
Ao longo deste período critiquei publicamente algumas opções editoriais do JT. Já me irritei muitas vezes a ler o JT. Acho que o JT tem potencial ( jornalistas, colunistas, etc) para ser melhor. O JT tem tudo para ser um jornal muito melhor. Detesto quando o JT é facilitista - quando não vai aos sítios da notícia e pergunta depois. Abomino algumas omissões e aborreço-me com alguns exageros. Manterei o olhar crítico.
E continuarei a gastar os cinquenta cêntimos da ordem todas as semanas.
É de ciência certa:
somos sempre mais exigentes com aquilo de que gostamos.
Parabéns Jornal Torrejano.
0 canhotices:
Enviar um comentário