CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

20.7.08

A opinião migalhita

Publicada por zemanel |


O colunista do jornal local não perde uma oportunidade para zurzir nos partidos políticos - sendo certo que no passado assumiu cargos políticos por via dos partidos políticos.
Agora, a propósito, do projecto da Câmara para a Praça 5 de Outubro, vem aziago, zurzir no PS, no PSD e no PCP / CDU , por estes partidos não terem discutido publicamente este assunto. Mete tudo no mesmo saco e curiosamente iliba o Bloco de Esquerda dessa pretensa responsabilidade - sem que se perceba a razão da absolvição desse pecado.
Mas a coisa ficaria por aqui, se o colunista não estivesse a faltar à verdade.
Acontece que...
É que quando o projecto foi pela primeira vez apresentado a CDU, nos idos de 2004 / 2005 (mais data menos data), promoveu um amplo debate público! Inclusive houve uma sessão pública realizada na sede da Banda Operária Torrejana. Tal como fez em relação a outros assuntos. (Curiosamente o dito opinador, ex autarca, nunca foi visto nesses debates - liberdades individuais que não se discutem...liberdades que, por exemplo o fizeram apoiar publica e entusiasticamente o PS e a primeira eleição de António Rodrigues em 1993.)
Voltemos ao asssunto.
Do debate público realizado, a CDU elencou uma série de propostas de correcção ao projecto.
Os anos passaram.
Tendo sido apresentado este mês o projecto final em reunião de Câmara e tendo o vereador da CDU constatado que algumas sugestões da CDU tinham sido contempladas e pesado todos os factores, decidiu livremente votar favoravelmente o projecto da maioria PS para a Praça 5 de Outubro.
É óbvio que se a CDU fosse poder, este projecto urbanístico seria diferente.
É óbvio que se a CDU fosse poder, o processo de discussão pública teria sido diferente.
Mas a CDU é minoritária na Câmara e como força minoritária cumpriu o seu papel de alternativa:
a) denunciou a gravidade do projecto inicial
b) realizou um amplo debate urbanístico
c)apresentou propostas e alternativas
d)e votou.
Simples, não? Que fazer mais? ! Pegar em armas???
O opinador conhece outra força política que em Torres Novas tenha procedido de forma ao menos semelhante?

O opinador, do jornal local não vê isto. Ignora e ataca propositadamente a CDU. Sendo que o referido opinador é um homem da cultura torrejana. Sendo que é um homem informado e nada distraído.Sendo que é um homem sério. Sendo que é um homem com responsabilidades históricas pelo papel que ocupou na construção da liberdade e na consolidação poder local democrático.
Mas que não disfarça velhas azias. Infelizmente a azia leva-o a seguir o caminho da inverdade e da fantasia.
O seu ranger de dentes em relação à CDU é revelador do seu ódiozinho de estimação. O que é pena.
A azia do opinador não muda a realidade dos factos:
A CDU É A ALTERNATIVA POLÍTICA E CÍVICA EM TORRES NOVAS:
pela coerência, pela responsabilidade, pela ligação aos eleitores, pelas imensas propostas apresentadas, pelo trabalho realizado nas freguesias, na Assembleia Municipal e na Câmara! A liberdade permite discordar das propostas da CDU; a seriedade no debate político exige que se reconheça à CDU um intenso trabalho de oposição amplo, intenso e abrangente. Que inclui, naturalmente, a reconversão da Praça 5 de Outubro. Negar esta evidência é fazer batota.
Concluíndo, a opinião do opinador sobre a CDU não é bem uma opinião.
É fantasiosa e redutora, é uma opinião portanto...
uma migalhita de opinião!
Vai um Kompensan?

1 canhotices:

Anónimo disse...

Globalmente a apreciação feira pelo Canhotices ao artigo do Dr. António Mário está correcta. Recordo que o caso da Praça 5 de Outubro foi amplamento tratado pela CDU que efectuou várias actividades especificamente para tratar do assunto.
Também a nível individual foram publicados na imprensa local vários artigos acerca do assunto com origem em elementos da CDU Torrejana. Os mesmos enviaram também para a Câmara através de e-mail sugestões acerca da renovação da Praça 5 de Outubro.
O Dr. António Mário foi pouco correcto na apreciação que fez à CDU acerca deste assunto.
Eu que semanalmente leio os seus artigos verifico que o referido comentador acompanha mal a vida política Torrejana dado que, em regra, omite iniciativas e tomadas de posição da CDU.
Ao contrário do Canhotices ainda prefiro acreditar que está mal informado... mas esta da Praça 5 de Outibro foi de mais e deixa-me de pé atrás.

Marco António

Subscribe