Descobri um novo blog de Torres Novas:
Torres Novas, Minha Cidade.
http://torresnovasminhacidade.blogs.sapo.pt/
De carácter essencialmente fotográfico, passa a ter ligação a partir daqui deste blog.
Uma exposição surpreendente.
Com uma Gioconda, que só o H.D. poderia ter feito.
Da vinci morreria de inveja se a visse.
Vale a pena, gastar pelo menos, o dinheiro na bica e 10 minutos a olhar para as paredes do Portugal.
Dia Nacional Cidades com Centros Históricos - Um post que eu não queria escrever
Em Torres Novas, o assunto está na agenda do dia. Pela degradação a que a "coisa" chegou e por causa dos projectos municipais que se vão sucedendo uns aos outros...enquanto o edificado lá vai ruíndo. O último programa apresentado foi o CHERE.
Em Torres Novas, poder e forças políticas da oposição já tomaram posição sobre os planos de reabilitação.
Curiosamente a famosa "sociedade civil" tem estado muda e queda.
Com todo o respeito e muita consideração pessoal que algumas pessoas me merecem evidencio aqui o estranho silenciamento de algumas associações.
Onde está a ASSOCIAÇÃO DE DEFESA E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL DE TORRES NOVAS? - ainda por cima pioneira a debater estas coisas nos anos 80 com as suas famosas Jornadas do Património?
Onde está a ACIS, herdeira da antiga Associação de Comerciantes e, portnato ligada ao Comércio Tradicional? Os comerciantes desta terra não têm nada para dizer sobre os planos relativos ao Centro Histórico?
Onde está a AGIR, que nascida em 1999, e se seguisse o espírito que presidiu à sua criação, já teria realizado um debate público?
Este é o post que eu não queria ter escrito. Porque há gente muito séria ligada a estas associações.
Muitas vezes se acusa os Partidos Políticos de interferirem na "cidadania". Mas em Torres Novas todos os partidos representados na Assembleia Municipal tomaram posição. Não deixaram de fazer responsavelmente o seu papel - independentemente do tipo e da qualidade do estudo e das propostas apresentadas.
Grave é o resto.
E o que se vê em Torres Novas é grave - muito grave.
Há uma estranha anemia contagiante.
Os torrejanos estão silenciosos, resignados.Um deixa andar...e já não estou só a falar do Centro Histórico.
Estamos todos a cair aos bocadinhos, a deixar fugir os nossos espaços de intervenção cívica e não damos por isso. Nunca o amarelo das cores da bandeira de Torres Novas foi tão palidamente amarelo. Perdendo da bandeira, o vivo verde da esperança.
Para não estorvarmos.
E silenciados ficaremos para sempre.
Está no Publico-on-line.
Só faltava mesmo "judicializar a educação!"
E porque não colocar já magistrados nas escolas?
Bom senso, precisa-se com urgência!
http://publico.clix.pt/shownews.asp?id=1323841&idCanal=74
(o que eu não vejo ninguém a falar é nos MORANGOS COM AÇÚCAR, por exemplo. Ou no Wrestling ao Sábado de manhã.)
Música pelo Médio Oriente em Torres Novas: CONTRA A INVASÃO AMERICANA DO IRAQUE
TEATRO VIRGINIA, TORRES NOVAS
Paulo de Carvalho, José Mário Branco, Wesam Ayub, Ehad Al-Azzawy e Marwan Abado
Domingo, 13 de Abril de 2008 - 16h00 HORAS
Esta já está- correu bem. Mas a nossa palavra é FUTURO!
Pelo meio da multidão, com ela confundidos, andavam meio perdidos os discípulos, e também as mulheres que com eles tinham vindo, estas conheciam-se logo pelas lágrimas, só uma delas é que não chorava, era Maria de Magdala, porque o choro se lhe estava queimando dentro.

Avante! série VI, nº 463, Março 1974, página 3
in Avante! digital disponível em www.pcp.pt
NOTA CANHOTICES: uma vez por mês tentaremos divulgar algumas descobertas...
Uma canelada não é a bomba atómica!
Vá lá, não exagerem, pá.
cOM UM FORTE ABRAÇO PARA OS BLOGGERS QUE POR AQUI PASSAM! UM SORRISO DE DOMINGO À NOITE... :)
O Jornal Torrejano vai ter que desculpar este post…Mas é inevitável não escrevê-lo.
O Jornal Torrejano na sua última edição, na reportagem efectuada à última Assembleia Municipal, dedicada à discussão do Plano de Recuperação do Centro Histórico, dedicou uma pequena parte da peça à intervenção de José Vaz Teixeira da CDU. Num único parágrafo, o JT refere-se quatro vezes (!) à intervenção do Dr. Vaz Teixeira.
Agora só resta saber em que Assembleia Municipal, o Jornal Torrejano esteve presente. É que na Assembleia em causa, a intervenção do Dr. Vaz Teixeira teve uma característica muito especial – O Dr. José Vaz Teixeira, simplesmente não falou, pois NEM SEQUER ESTEVE PRESENTE NA ASSEMBLEIA.
Os eleitos da CDU têm muitas qualidades, é reconhecido. Mas a qualidade de estar presente virtualmente é uma qualidade que era desconhecida – pelo menos até ter saído a última edição do JT.
Pede-se aos jornalistas um bocadinho de mais cuidado. Mais atenção. Se não vão às Assembleias, vejam lá a que fontes recorrem!…para mais, e por via das dúvidas poderiam ter confirmado ( com um simples telefonema) o teor da intervenção junto de qualquer elemento da CDU. Ou os cem paus que o jornal custa já não dão para o telemóvel?
Assim saiu argolada da grossa!
Assim, com essa forma de trabalhar à distância, a intervenção da CDU, nessa Assembleia, atribuída a Vaz Teixeira mas feita por… Ramiro Silva vem no jornal amputada dos aspectos essenciais.
Entretanto o CANHOTICES pode informar, que para evitar futuras confusões do mesmo género, Ramiro Silva já terá deitado para o lixo todas as gillettes de sua casa (esperando um rápido crescimento da sua barba) e consta até, que anda a pedir voluntários para abrirem a boquinha, para que possa treinar-se a fazer umas endoscopias…especialidade do seu colega de bancada José Vaz Teixeira.
Mas lembrei-me que há um dito popular que diz que LADRÃO QUE ROUBA A LADRÃO, depois de ler isto:
http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=20723&idSeccao=479&Action=noticia
As eleições espanholas descambaram num tsunami bipolar em que o PSOE vence mas o PP, sem concorrência à direita, aumenta a votação.
A Espanha, tão característica na sua diversidade, nos seus partidos regionais, viu- se de repente com o seu parlamento praticamente reduzido a dois partidos.
O PSOE beneficiou claramente do voto útil, daqueles que receavam o regresso da direita ao poder. O PP, com uma campanha fortíssima, suportada claramente pela Igreja Católica viu subir a sua votação. O resto, o resto foi pulverizado, com destaque para as perdas do Partido Catalão e da Izquierda Unida.
O resultado da IU merece mesmo uma profunda reflexão aos comunistas espanhóis: Se é certo que o combate era duro, que o voto útil funcionou com muita força, também é verdade que o caminho traçado pelo PCE desde 1977 com Santiago Carrillo deve merecer especial atenção, já que o PCE é e deve ser uma força fundamental na democracia espanhola.
Tendo adoptado, bem cedo as teses do eurocomunismo, juntamente com os comunistas italianos, o PCE traçou um caminho progressista mas desprezando o seu projecto revolucionário com uma deriva social democrata. A própria evolução política da Izquierda Unida tem sido feita de erros gravíssimos de abdicação e de renegação ideológica. Se no inicio a IU era uma coligação eleitoral - como é em Portugal a CDU - a sua transformação ( estive quase a escrever evolução) numa Frente Unitária autónoma, com a diluição do PCE nessa frente, é um erro grave, em que um Partido Comunista abdica do seu papel de transformação da sociedade, abdica de ser um partido de classe, ao serviço dos trabalhadores e do seu povo, limitando-se a ser uma partido eleitoral e tendencialmente social-democrata. Sendo também cero que os comunistas espanhóis ficaram longe, mas mesmo muito longe, da traição dos comunistas italianos, que criaram nos anos 90 a "coisa".
Mas este PCE , envergonhado e diluído numa frente com fracas referências ideológicas, só poderia esperar uma fuga de eleitorado para o PSOE, sobretudo nas condições em que decorriam estas eleições.
E porque já se fala num cenário de crise económica em Espanha, os trabalhadores espanhóis têm que encontrar um caminho, o seu caminho, à esquerda do PSOE, e esse caminho vai ter que passar pela refundação do PCE, no partido dos trabalhadores e dos povos de Espanha, honrando as suas origens revolucionárias, republicanas e patriotas do velho PCE da Pasionaria.
Foram avaliados.
100.000 professores na Rua, numa classe de 140.000 é uma avaliação à política de educação do governo.
Participante e Participada.
As propostas de "modernidade" e de "Reforma" à la ISCTE, que domina o programa político do PS e protagonizada por Vieira da Silva, Lurdes Rodrigues, Augusto Santos Silva ( e de onde vieram também Maria João Rodrigues, Paulo Pedroso e Ferro Rodrigues), estão todos os dias a ser chumabados pelos portugueses.
Até ao chumbo final. Sem hipótese de exame de recurso em 2ª fase.
Carreira Marques, informou ontem no seu blogue A VER O MUNDO que vai participar hoje na sua primeira manifestação.
No seu post, sempre refere que no PREC participou nalgumas coisitas, mas nunca uma verdadeira manifestação.
Uma confissão própria e natural de quem, no PREC, apoiou ( é publicamente conhecido) organizações de extrema esquerda que nunca tiveram em Torres Novas grande dimensão.
Mas a informação que Carreira Marques presta é reveladora do espírito que hoje vai estar presente na manisfestação: um espírito geral em toda a classe anti-ministra, que o governo não soube perceber e vê-se a braços com a maioria dos professores nas ruas. Como se fosse possível fazer uma reforma educativa nestes termos.
Mas esta manifestação revela mais: Ela não é só contra a avaliação ou esta avaliação. Esta manifestação é um grito de revolta de uma classe profissional que de há 30 anos para cá, entre reformas e contra-reformas, tem sido humilhada por especialistas em pedagogês e eduquês e agravando o estado geral da Educação no país.
Quanto ao post de Carreira Marques, terá sido a modéstia que o fez omitir uma importante manifestação histórica que houve em Torres Novas.
Não conheço pessoalmente, nem nunca falei com Carreira Marques. Mas posso certamente revelar aqui, que Carreira Marques participou na 1ª manifestação que houve em Torres Novas a seguir ao 25 de abril de 1974. Até um filme realizado há poucos anos de Antero Guerra Inácio sobre esses tempos, o revela: É José Carreira Marques, jovem, muito jovem, quem encabeça a manifestação e com a Bandeira Nacional nas suas mãos.
E se as suas ideias políticas, o afastaram de manifestações nos 30 anos seguintes, o facto de ter estado nessa manifestação que deve ter sido tão especial, é bem capaz, digo eu, de o ilibar dessa posterior apatia manifestante que veio a ter e de que discordo absolutamente.
Até hoje, claro.
«O clima político que algumas pessoas estão a tentar desenvolver em Portugal é um clima de intimidação, é um clima próprio da natureza anti-democrática dessas forças. E se for preciso defender outra vez, como defendemos em 75, a liberdade em Portugal, o Partido Socialista, posso garantir, estará na linha da frente da defesa das liberdades públicas», afirmou, na ocasião. O ministro acusou os manifestantes de «nem sequer saberem distinguir entre Salazar e os democratas» e de nem terem «lutado contra o fascismo».
É este o tipo que escolheram para vir agora falar da Fonte Luminosa?
É este o tipo que escolheram para falar de Álvaro Cunhal?
Com todas as discordãncias não tinha Augusto Santos Silva na conta de arruaceiro e trauliteiro.
Nem Santos Silva precisa disso. É nervos, só pode ser nervos.
Nervos de Cristão- Novo, ainda por cima!
Eis o mal deste país de há 500 anos para cá: Está cheio de Cristãos Novos que têm a inacreditável tendencia de serem mais papistas que o Papa!
I indignação
N n
D d
I indignação
G g
N n
A a
Ç ç
à a
O o
O Cardozo à cotovelada, o Luisão sai lesionado, um treinador enlutado.
Um golo, outro golo do Getafe. Do quê? Do Getafe?
E vão dois.
Safa-se o do Mantorras.
Ainda bem, que estive fora de casa e não vi esta coisa que se nomeia de SL Benfica.
Como se o Benfica fosse isto ou esta gente.
Está precisamente a esta hora a dar na RTP 1 o programa CORREDDOR DO PODER com a presença do Ministro Rui Pereira.
É o segundo (!!!) ministro da noite, uma só noite, na RTP.
Amanhã à noite irá algum ministro falar com o José Carlos Malato?
A Internet e o seu desenvolvimento têm permitido tornar acessível um conhecimento de proximidade. Por outro lado as instituições preocupam-se cada vez mais em estar on-line e a disponibilizar os seus arquivos.
Recentemente a Fundação Pintasilgo colocou disponível uma colecção riquissima de acervo documental disponível á distância de um clique no teclado do computador.
Hoje o PCP colocou disponível na sua página (www.pcp.pt) o arquivo de todos os números de O AVANTE! antes do 25 de Abril.
Correr durante alguns minutos esse rico património é uma mais valia pessoal que se aconselha, independentemente das convicções políticas de quem está ao computador.
São muitos anos da história deste país, uma história que fugiu muitas vezes á historiografia oficial, que ali estão. Quem quiser conhecer o Portugal do Estado Novo, tem que percorrer as páginas do arquivo ora disponibilizadas.
Também Torres Novas passa ali naquele arquivo: numa consulta rápida permitiu descobrir notícias de lutas na Metalúrgica Casa Nery; da Fiação e Tecidos ; notícias de Humberto Delgado; notícias de Maria Lamas; referências (muitas) a Francisco Canais Rocha (algumas com referência à severidade de torturas sofridas), a António Graça ( que viria a sair do Partido com a Perestroyka, ainda antes de falecer) entre outras...
Descubram o arquivo, explorem o arquivo do AVANTE!
Este é o povo
que muitas vezes tem suportado ser pisado longamente
mas que também tem sabido levantar-se do chão e,
acordando da letargia, soube responder às exigências
da história.(...)
Este é o tempo favorável ao nosso acordar.
Acordemos.
(arranjo gráfico do texto muito livre, mesmo muito livre, da responsabilidade deste blog CANHOTICES)
Falaríamos longamente da resistência, dessa longa história, com tantas histórias de gente. Gente que era gente como nós somos: mas que sofreu, morreu e viu morrer.
Falaríamos daqueles que ficando no caminho, seguiram sempre ao nosso lado. Daqueles que com entusiasmo e coragem viram a madrugada chegar em Abril.
Ah! …essa tal madrugada. Fomos voz, punho erguido na construção da Esperança. Era Portugal nas ruas e livres, livres, livres cantámos.
Era o Tempo essencial da muralha de aço. Soubemos bem qual era o nosso lado.
Nesses dias fomos também as nossas casas roubadas, saqueadas e incendiadas. Mas quando o Inverno chegou em Novembro, estivemos firmes com a nossa bandeira.
Sim poderíamos ser mais. Mas nunca abandonámos a nossa gente.
Era disso que poderíamos falar. Quando nós vimos alguns desistirem. Vergarem.
Mas este povo continuou a ver nossa bandeira e o nosso símbolo.
É por isso que quero falar do futuro. Que continuamos a construir. Porque queremos construir um Mundo onde os Homens e as Mulheres são Gente.
É por isso queremos, na nossa terra, a Justiça, a Igualdade, a Liberdade.
A fraternidade.
É por isso, que é o amanhã que conta e nossa luta é para hoje.
Porque sabendo quem fomos, sendo aquilo que somos, seremos o dia que amanhã chegará. Coisa que sabemos, não por fé, mas pelo saber da Ciência da evolução das coisas dos Homens e das Mulheres.
Escrevo-lhe depois de ter comprado o DN de hoje e de ter lido na capa em destaque que,
“SARAMAGO APOIA PSOE E CAUSA POLÉMICA NO PCP – Críticos. Intelectuais contra a posição do NOBEL.”
Com o destaque dado à notícia, fui ler a página interior para ler o desenvolvimento da notícia e tentar perceber essa onda de descontentamento que o DN apregoava em primeira página.
Ao ler a notícia verifiquei que a contestação dentro do PCP se resume a um único artigo publicado num site (www.resistir.info) identificado como estando ligado ao PCP. Acontece que o dito artigo foi escrito por um comunista …espanhol!
Curiosamente o próprio artigo refere no texto que as posições de Saramago em relação ao PSOE “pouco têm sido discutidas em Portugal” – CONTRARIANDO A CAIXA DE PRIMEIRA PÁGINA.
O jornalista do DN contactou com Eugénio Rosa, comunista e colaborador do site que confirmou o “alheamento” dos militantes do PCP às posições do Nobel da Literatura.
Ou seja, do texto da notícia nada, em lado algum, se pode concluir sobre uma polémica nos intelectuais do PCP como surge na primeira página. Mais grave ainda -o próprio texto da notícia contradiz o a primeira página.
De onde se conclui que quem fez a primeira página ou não leu a notícia ou achou esse título apelativo para aumentar a venda de papel, nem que seja à custa da mentira e pondo em causa a digmidade do Título do Jornal, tido na sociedade portuguesa como um título respeitado.
É por isso sr. Provedor que me dirijo a si. Já se sabe que um assopro de crise no PCP vende sempre bem. Já se sabe como uma “crise” no PCP é desejada por muitos – sobretudo se ela vier, cirugicamente, 2 dias depois de uma marcha que juntou 50.000 apoiantes do PCP em Lisboa e que, o DN olimpicamente ignorou na primeira página de 2 de Março.
Exmº Sr Provedor,
confundir desejos com realidades, é algo que fica mal, muito mal ao Diário de Notícias.
SONS CANHOTICES: Saramago e Carmo
Blog Archive
-
▼
2008
(537)
-
▼
março
(43)
- Novo blog de Torres Novas
- 87º aniversário PCP: Casa cheia em Vila Nova !
- uma surpresa
- (Tomem lá do Mário) CARREIRISMO
- Dia Nacional Cidades com Centros Históricos - Um p...
- Publico
- O Big Brother nas escolas portuguesas
- Música pelo Médio Oriente em Torres Novas: CONTRA ...
- Partilha de uma descoberta pela net...
- O Bom Gigante
- Lucia
- Casamentos? Só com Técnicos Oficiais de Contas!
- Hoje é dia de voltar a rever (pela 33ª milionésima...
- romaria
- Levaram Jesus dali os soldados ao palácio de Pilat...
- Torres Novas e Torrejanos no Avante! Clandestino -...
- O sr Provedor da Exploração
- Exageros!
- O POST QUE TINHA QUE SER POSTO (tinha que fazer um...
- Um pensamento
- Uma data negra
- Ooo...PS...Outros tempos, outros comícios, a trapa...
- Ramiro Silva vai fazer endoscopias
- Não sei porquê
- O próximo atentado do PS de Torres Novas
- A ESPANHA NO TSUNAMI BIPOLAR
- Avaliados e chumbados
- A ver o mundo, de novo com uma bandeira na mão?
- Muitas embalagens de Xanax para o Largo do Rato,sff
- INDIGNAÇÃO
- Irra!
- O Haiti não é aqui
- A RTP ajuda...
- Um arquivo vivo
- Professor Eduardo Bento, esta semana no jornal O A...
- 6 Março, 87 anos
- Sem título
- Ora gostava de ter escrito isto ao Daniel
- E-mail enviado hoje ao provedor do leitor do Diári...
- TORRES NOVAS NA MARCHA
- De Espinho, por Lisboa e inesperadamente entregue ...
- Get this widget | Track details | eSni...
- ASSIM SE VÊ !
-
▼
março
(43)
CONTACTAR CANHOTICES



Visitar
- ABAFOS E DESABAFOS
- ABRUZOLHOS
- AD ARGUMENTANDUM
- ANÓNIMO SÉC.XXI
- ARRASTÃO
- AS NOTÍCIAS DA FLORESTA VERDE
- AS VINHAS DA IRA
- ASSOCIAÇÃO INTERVENÇÃO DEMOCRÁTICA
- BANDIDAGE
- BLOGUERS COMUNISTAS E AMIGOS
- BOMBA INTELIGENTE
- CANTIGUEIRO
- CDU ENTRONCAMENTO
- CENTRO DOCUMENTAÇÃO 25 ABRIL
- CGTP -INTERSINDICAL NACIONAL
- CHORAL PHYDELLIUS
- CINE-CLUBE TORRES NOVAS
- CLUBE DESPORTIVO TORRES NOVAS
- CONHECIMENTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- CRAVO DE ABRIL
- CURRUPTO
- CÂMARA MUNICIPAL T. NOVAS
- DO PORTUGAL PROFUNDO
- DRELLA NO COUÇO
- ESPAÇO PIRATA - MOMENTO MÁGICO
- ESPÍRITO DE CONTRADIÇÃO
- ESQUERDA COMUNISTA
- ESQUERDA UNITÁRIA EUROPEIA
- EU,O OUTRO E VOCÊS TODOS
- FRATERNIDADE
- Google News
- GUERRILHEIRO
- INDIGO
- INFORMAÇÃO ALTERNATIVA
- INTERCOM
- INTIMA FRACÇÃO
- JF SANTA MARIA - T. NOVAS
- JORNAL AVANTE!
- JORNAL GRANMA
- JORNAL O ALMONDA
- JORNAL O DIÁRIO
- JORNAL O MIRANTE
- JORNAL O RIACHENSE
- JORNAL TORREJANO
- JUVENTUDE COMUNISTA PORTUGUESA
- LAPAS DO ALMONDA
- LARGO DA BOTICA
- MALTEZ
- MANUEL BANCALEIRO-ALGUMAS VERDADES
- MAR SEM SAL
- MARXISTS
- MOVIMENTO DEMOCRÁTICO MULHERES
- MOVIMENTO INTERVENÇÃO E CIDADANIA
- O CADERNO DE SARAMAGO - O BLOG
- O CHEIRO DA ILHA
- O TEMPO DAS CEREJAS
- PALAVRAS LIBERTÁRIAS...
- PAPOILA RUBRA
- PARTIDO BLOCO DE ESQUERDA
- PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
- PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA
- PARTIDO DA TERRA
- PARTIDO ECOLOGISTA "OS VERDES"
- PARTIDO HUMANISTA
- PARTIDO MRPP
- PARTIDO NACIONAL RENOVADOR
- PARTIDO OPERÁRIO UNIDADE SOCIALISTA
- PARTIDO POPULAR
- PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA
- PARTIDO SOCIALISTA
- POESIA NO POPULAR
- POLÍTICA OPERÁRIA
- QUERIDOS ANOS 80
- RANDOMBLOG 02
- RENOVAÇÃO COMUNISTA
- RESISTIR
- REVISTA O MILITANTE
- RUBRA BANDEIRA
- RUPTURA/FER
- SOLDADINHO DE CHUMBO
- SOM DA TINTA
- SUBVERSIVO
- TARAMBOLAS
- TEATRO VIRGÍNIA
- TIREM AS MÃOS DA VENEZUELA
- TÓCOLANTE
- UM HOMEM DAS CIDADES
- UNIÃO COLECTIVIDADES T.N./ UCATN
- UTENTES SAÚDE MÉDIO TEJO
- VALE A PENA LUTAR!
- VOZES SILENCIADAS
- XATOO
- Índios da Meia Praia
About Me
- zemanel
- No lado esquerdo da vida.