CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

31.3.08

Novo blog de Torres Novas

Publicada por zemanel |

Descobri um novo blog de Torres Novas:
Torres Novas, Minha Cidade.
http://torresnovasminhacidade.blogs.sapo.pt/
De carácter essencialmente fotográfico, passa a ter ligação a partir daqui deste blog.

30.3.08

87º aniversário PCP: Casa cheia em Vila Nova !

Publicada por zemanel |



...E VENHAM OUTROS 87!

(PELO MENOS)

29.3.08

uma surpresa

Publicada por zemanel |


num café, no centro da cidade, na Rua Alexandre Herculano. Uma exposição de pintura do torrejano Hélder Dias.
Uma exposição surpreendente.
Com uma Gioconda, que só o H.D. poderia ter feito.
Da vinci morreria de inveja se a visse.
Vale a pena, gastar pelo menos, o dinheiro na bica e 10 minutos a olhar para as paredes do Portugal.

29.3.08

(Tomem lá do Mário) CARREIRISMO

Publicada por zemanel |


O Jornal Torrejano, dedica hoje e bem, duas páginas ao Centro Histórico de Torres Novas, a propósito do DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS.
Em Torres Novas, o assunto está na agenda do dia. Pela degradação a que a "coisa" chegou e por causa dos projectos municipais que se vão sucedendo uns aos outros...enquanto o edificado lá vai ruíndo. O último programa apresentado foi o CHERE.
Em Torres Novas, poder e forças políticas da oposição já tomaram posição sobre os planos de reabilitação.
Curiosamente a famosa "sociedade civil" tem estado muda e queda.
Com todo o respeito e muita consideração pessoal que algumas pessoas me merecem evidencio aqui o estranho silenciamento de algumas associações.
Onde está a ASSOCIAÇÃO DE DEFESA E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL DE TORRES NOVAS? - ainda por cima pioneira a debater estas coisas nos anos 80 com as suas famosas Jornadas do Património?
Onde está a ACIS, herdeira da antiga Associação de Comerciantes e, portnato ligada ao Comércio Tradicional? Os comerciantes desta terra não têm nada para dizer sobre os planos relativos ao Centro Histórico?
Onde está a AGIR, que nascida em 1999, e se seguisse o espírito que presidiu à sua criação, já teria realizado um debate público?
Onde estamos nós todos?
Este é o post que eu não queria ter escrito. Porque há gente muito séria ligada a estas associações.
Muitas vezes se acusa os Partidos Políticos de interferirem na "cidadania". Mas em Torres Novas todos os partidos representados na Assembleia Municipal tomaram posição. Não deixaram de fazer responsavelmente o seu papel - independentemente do tipo e da qualidade do estudo e das propostas apresentadas.
Grave é o resto.
E o que se vê em Torres Novas é grave - muito grave.
Há uma estranha anemia contagiante.
Os torrejanos estão silenciosos, resignados.Um deixa andar...e já não estou só a falar do Centro Histórico.
Aceitamos a mentirinha pública. A Promessa que não se cumpre. Extasiamo-nos com umas festarolas e umas medalhas. E mais promessas.
(Gozamos os Domingos à tarde no Torreshoping, vagueamos como zombies entre o Feira Nova e o Continente, não dispensamos a leitura da Dica da Semana, publicada pelo LIDL e actovelamo-nos ao Sábado de manhã no Intermarché. É esta a nossa vidinha.)
O que é que nos fizeram? O que nós deixámos que nos fizessem?
Estamos todos a cair aos bocadinhos, a deixar fugir os nossos espaços de intervenção cívica e não damos por isso. Nunca o amarelo das cores da bandeira de Torres Novas foi tão palidamente amarelo. Perdendo da bandeira, o vivo verde da esperança.
Tal como acontece no Centro Histórico, um destes dias, quando dermos por isso, temos um "caterpillar" em cima de nós pronto a demolir-nos.
Para não estorvarmos.
E silenciados ficaremos para sempre.
Nota Final: Já critiquei algumas vezes neste blog publicamente o Jornal Torrejano. É justo que referencie com nota positiva alta o dossier que hoje publica sobre o Centro Histórico - apesar de ignorar as opiniões dos diversos partidos e de não ter procurado a opinião de algumas "personalidades" locais com opiniões e estudos sobre o urbanismo local. Mas no essencial, aquilo que o JT hoje apresenta confirma uma velha opinião minha: O JT tem potencial e competência de sobra para poder vir a ser um jornal local muito bem feito - sobretudo quando for mais exigente consigo próprio e um bocadinho menos preguiçoso. Vou continuar a gastar os cem paus por semana.

27.3.08

Publico

Publicada por zemanel |

Está no Publico-on-line.
Só faltava mesmo "judicializar a educação!"
E porque não colocar já magistrados nas escolas?
Bom senso, precisa-se com urgência!
http://publico.clix.pt/shownews.asp?id=1323841&idCanal=74

(o que eu não vejo ninguém a falar é nos MORANGOS COM AÇÚCAR, por exemplo. Ou no Wrestling ao Sábado de manhã.)

27.3.08

O Big Brother nas escolas portuguesas

Publicada por zemanel |

Pois agora é que parece que isto vai ficar lindo.
O Carolina Micaelis parece ser uma pontinha de um iceberg, que vamos a ver dimensões terá.
O caso da aluna do Porto era bem mais que um "simples" caso de violência - era um acto de violênia filmado e colocado à disposição de toda a gente no Youtube e aqui reside toda a diferença!
O voyeurismo mediático entretanto está ao rubro e imagino as redacções dos jornais a percorrerem o youtube à procura de mais e mais casos.
O Expresso descobriu hoje um e divulgou-o:
A revista Sábado traz hoje também uma série de outros casos de "violência" escolar disponíveis no youtube.
E no entanto, nada disto acrescenta nada à discussão essencial da violência nas escolas e na sociedade em geral.
Isto que os jornais estão a fazer serve apenas para alimentar o voyeurismo, selvagem como é todo o voyeurismo e de repente o pontapé de Marco no big brother está ao alcance de qualquer jovenzinho. O que escrevo a seguir é politicamente incorrecto mas tenho que o dizer:
Amplificar estes fenómenos juvenis, desta maneira simplista, é esquecermo-nos de os enquadrarmos em todas as suas dimensões: inclusive nessa dimensão juvenil. Amplificar este fenómeno recorrendo ao chavão de que isto se resolvia com umas boas palmadas do senhor professor é responder irracionalmente ao fenómeno. Amplificar é pretender que se coloque a aluna do Porto a responder perante o Procurador Geral da República como se estivessemos a falar de uma perigosa criminosa. Amplificar é corrermos o risco de repente termos muitos meninos a combinarem fazer coisas esquisitas nas aulas, devidamente filmadas e colocadas no Youtube, à espera que a fama lhes bata à porta.
Ou de pelo menos serem os maiores lá da rua deles.
Amplificar é rebaixar injustamente os professores.
A violência na escola e a autoridade dos professores tem que ser discutida. Muito discutida. Mas seriamente discutida e não como meio de vender papel como as gazetas deste país fazem.
Ainda por cima à boleia do youtube - que diga-se desde já, também tem centenas de vídeos de alunos de escolas portuguesas, de norte a sul, a desenvolverem em conjunto e em sintonia com os seus professores projectos interessantíssimos de artes,ciências e desporto. Procurem.

TEATRO VIRGINIA, TORRES NOVAS
Paulo de Carvalho, José Mário Branco, Wesam Ayub, Ehad Al-Azzawy e Marwan Abado
Domingo, 13 de Abril de 2008 - 16h00 HORAS


25.3.08

Partilha de uma descoberta pela net...

Publicada por zemanel |

Esta já está- correu bem. Mas a nossa palavra é FUTURO!

25.3.08

O Bom Gigante

Publicada por zemanel |



O torrejano José Austo Sénica Torres, o Bom Gigante, avançado do Benfica e da selecção nacional nos anos 60, e seleccionador nacional no Mundial de 1986, foi hoje homenageado na RTP 1 no Portugal no Coração.


Com depoimentos de alguns torrejanos, nomeadamente do Presidente da Câmara (António Rodrigues), do Presidente do Clube (António Catarino) e do seu contemporâneo Carlos Ribeiro "Vêtê" - e que pena não terem levado Carlos Ribeiro até ao estúdio para contar algumas histórias juvenis no Almonda Parque desse Bom Gigante, abandonado pelo SL BENFICA e que a única coisa que pediu, um dia, foi que o deixassem sonhar...e que mais podemos nós dizer deste poeta da bola e dos pombos, ainda vivo, gigante desajeitado, marcador de golos e de sonhos, nascido nestas margens do Almonda, senão acrescentar que o Homem talvez merecesse qualquer coisa mais que uma simples placa toponímica, numa rua de Torres Novas. Mesmo que por via da doença, nunca o venha a saber.


24.3.08

Lucia

Publicada por zemanel |

24.3.08

Casamentos? Só com Técnicos Oficiais de Contas!

Publicada por zemanel |

Isto pode demorar, mas este país está a organizar-se.
Abençoados governantes. Os noivos vão ter que prestar as continhas das suas festas aos senhores das finanças, senão lá vai coima.
Organização, organização meus amigos!
Aliás sugere-se, que os senhores padres e conservadores dos Registos Civis sejam devidamente substituídos por Técnicos Oficiais de Contas, devidamente registados claro.
Sugere-se também que a noite de núpcias seja devidamente acompanhada pelo Chefe da Repartição Local de Finanças - só mesmo por causa de algum excessizito económico-financeiro não declarado, que os noivos se atrevam a cometer.
Para lá destas medidas financeiras de longo alcance, parece que a Direcção Geral de Saúde está a promover a criação de medidas fiscalizadoras, nessa noite, aos lençóis dos nubentes, tendo em vista exterminação de possíveis ácaros - acção que já se sabe vai ser levada à prática com o apoio da ASAE que permanecerá toda a noite junto dos noivos, evitando designadamente o uso de qualquer cigarrito, prática que consta ser habitual, alguns noivos, terem no fim da praticarem alguns exercícios físicos.

21.3.08

romaria

Publicada por zemanel |

Publicada por zemanel |

Levaram Jesus dali os soldados ao palácio de Pilatos e como já tinha corrido a notícia de que aquele que dizia ser rei dos Judeus, o que espancara os cambistas e deitara fogo às tendas, havia sido preso, acorriam as pessoas a ver que cara fazia um rei quando o levavam pelas ruas à vista de toda a gente, de mãos atadas como um criminoso comum, sendo indiferente, para o caso, se era rei dos autênticos ou dos que presumiam de o ser. E, como sempre acontece, porque o mundo não é todo igual, havia gente que tinha pena, outra que não tinha, uns que diziam, Deixem-no ir, que é doido, outros, pelo contrário, achavam que punir um crime é dar um exemplo e que, se aqueles são muitos, estes não devem ser menos.
Pelo meio da multidão, com ela confundidos, andavam meio perdidos os discípulos, e também as mulheres que com eles tinham vindo, estas conheciam-se logo pelas lágrimas, só uma delas é que não chorava, era Maria de Magdala, porque o choro se lhe estava queimando dentro.
JOSÉ SARAMAGO, in EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO

"Em Torres Novas deram-se paralisações em várias empresas em começos de Fevereiro. Foram os operários da Metalúrgica do Nicho, da Costa Nery, os da Metalurgia da Videla, os 200 metalúrgicos dos Claras, e ainda os operários de uma empresa em Barreira Alva."


Avante! série VI, nº 463, Março 1974, página 3
in Avante! digital disponível em www.pcp.pt



NOTA CANHOTICES: uma vez por mês tentaremos divulgar algumas descobertas...


19.3.08

O sr Provedor da Exploração

Publicada por zemanel |


A pouca vergonha do PS já não tem limites. Nem o despudor.

A precariedade do trabalho é hoje um dos maiores problemas nacionais - precariedade que é promovida entre outras situações, pelas empresas de trabalho temporário que oferecem ao mercado mão de obra sujeita a todas as desregulamentações laborais.

Estas empresas, estão associadas numa coisa chmada APESPE e têm um senhor a colaborar com elas ocupando o lugar de Provedor ( a modernidade léxica do PS no seu melhor).

Pois o dito senhor Provedor, além de ser a cara da exploração, disse na edição de anteontem ao DN que, "a lei do trabalho em vigor em Portugal ainda é demasiado rígida."

O dito senhor Provedor, que regula a precariedade mas ao serviço das empresas (!) é que é bem flexível - um mouro de trabalho! É nem mais nem menos que o senhor porta voz da direcção nacional do PS. O dito senhor Provedor acumula ainda as suas funções com as de deputado eleito aqui pelo distrito de Santarém.

O dito senhor chamas-se Vitalino Canas, já passou por Macau ( estranha esta atracção de tantos socialistas por Macau...) e pelos vistos ainda acha o Código de Trabalho de Bagão Félix muito frouxo. Valha-lhe a sinceridade de pensamento.

Agora espantem-se com as aproximações a este governo de Freitas do Amaral, Maria José Nogueira Pinto, José Miguel Júdice e a mais recente contratação Daniel Proença de Carvalho.

Pela parte do CANHOTICES, apela-se aos eleitores deste distrito, caso o Sr. Dr. Vitalino volte a aparecer na lista de candidatos a deputados, que o deixemos com um tempinho mais vago para as suas actividades com as Empresas de Trabalho Temporário.

Ou seja, pôr o voto na mãozinha/rosinha, dá no que se tem visto...

E ainda mais se verá! (se deixarmos...)


17.3.08

Exageros!

Publicada por zemanel |

Uma canelada não é a bomba atómica!
Vá lá, não exagerem, pá.

cOM UM FORTE ABRAÇO PARA OS BLOGGERS QUE POR AQUI PASSAM! UM SORRISO DE DOMINGO À NOITE... :)


16.3.08

Um pensamento

Publicada por zemanel |


Hoje na meia maratona da RTP,
correu o Sócrates.

Agora só falta corrermos com ele.

16.3.08

Uma data negra

Publicada por zemanel |


Faz hoje cinco anos que os senhores da guerra, invadiram o nosso território para escrever uma página negra da história da humanidade. A Cimeira da Mentira foi a semente do sangue que corre pelas terras de Bagdad.
Vergonhosamente, utilizaram a nossa terra pátria para decidir a morte.
Os Senhores da Guerra, nunca prestaram nem prestarão contas na hipócrita "Justiça" Internacional.
Mas para nós, estão condenados. Com Pena perpétua e sem perdão.




15.3.08

Ramiro Silva vai fazer endoscopias

Publicada por zemanel |

O Jornal Torrejano vai ter que desculpar este post…Mas é inevitável não escrevê-lo.
O Jornal Torrejano na sua última edição, na reportagem efectuada à última Assembleia Municipal, dedicada à discussão do Plano de Recuperação do Centro Histórico, dedicou uma pequena parte da peça à intervenção de José Vaz Teixeira da CDU. Num único parágrafo, o JT refere-se quatro vezes (!) à intervenção do Dr. Vaz Teixeira.
Agora só resta saber em que Assembleia Municipal, o Jornal Torrejano esteve presente. É que na Assembleia em causa, a intervenção do Dr. Vaz Teixeira teve uma característica muito especial – O Dr. José Vaz Teixeira, simplesmente não falou, pois NEM SEQUER ESTEVE PRESENTE NA ASSEMBLEIA.
Os eleitos da CDU têm muitas qualidades, é reconhecido. Mas a qualidade de estar presente virtualmente é uma qualidade que era desconhecida – pelo menos até ter saído a última edição do JT.
Pede-se aos jornalistas um bocadinho de mais cuidado. Mais atenção. Se não vão às Assembleias, vejam lá a que fontes recorrem!…para mais, e por via das dúvidas poderiam ter confirmado ( com um simples telefonema) o teor da intervenção junto de qualquer elemento da CDU. Ou os cem paus que o jornal custa já não dão para o telemóvel?
Assim saiu argolada da grossa!
Assim, com essa forma de trabalhar à distância, a intervenção da CDU, nessa Assembleia, atribuída a Vaz Teixeira mas feita por… Ramiro Silva vem no jornal amputada dos aspectos essenciais.
Entretanto o CANHOTICES pode informar, que para evitar futuras confusões do mesmo género, Ramiro Silva já terá deitado para o lixo todas as gillettes de sua casa (esperando um rápido crescimento da sua barba) e consta até, que anda a pedir voluntários para abrirem a boquinha, para que possa treinar-se a fazer umas endoscopias…especialidade do seu colega de bancada José Vaz Teixeira.

10.3.08

Não sei porquê

Publicada por zemanel |

Mas lembrei-me que há um dito popular que diz que LADRÃO QUE ROUBA A LADRÃO, depois de ler isto:

http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=20723&idSeccao=479&Action=noticia

10.3.08

O próximo atentado do PS de Torres Novas

Publicada por zemanel |

Já está em Obra mais um atentado que ficará para a história de Torres Novas. Falo dessa Ponte RODOVIÁRIA, ou uma estradinha, ou o que quiserem chamar, que ligará a Avenida Dr. João Martins de Azevedo, atravessando o jardim municipal, em direcção à nova Biblioteca Municipal.
O afã empreendedor de deixar obra feita dá nisto. Depois do Viaduto, das promessas por cumprir de ajardinamento junto ao viaduto, agora é a destruição da avenida marginal ao rio! Imaginar os nossos carrinhos atravessando o jardim, imaginarmos o vira que não vira dos pópós, imaginar as pessoas, nos seus passeios ao Domingo a atravessarem uma estrada que corta a avenida marginal é uma imagem...demasiado pornográfica.
Desculpem lá a grosseria: Mas que grandes fornicadelas que esta Câmara dá à Avenida. À NOSSA Avenida!

10.3.08

A ESPANHA NO TSUNAMI BIPOLAR

Publicada por zemanel |

As eleições espanholas descambaram num tsunami bipolar em que o PSOE vence mas o PP, sem concorrência à direita, aumenta a votação.
A Espanha, tão característica na sua diversidade, nos seus partidos regionais, viu- se de repente com o seu parlamento praticamente reduzido a dois partidos.
O PSOE beneficiou claramente do voto útil, daqueles que receavam o regresso da direita ao poder. O PP, com uma campanha fortíssima, suportada claramente pela Igreja Católica viu subir a sua votação. O resto, o resto foi pulverizado, com destaque para as perdas do Partido Catalão e da Izquierda Unida.
O resultado da IU merece mesmo uma profunda reflexão aos comunistas espanhóis: Se é certo que o combate era duro, que o voto útil funcionou com muita força, também é verdade que o caminho traçado pelo PCE desde 1977 com Santiago Carrillo deve merecer especial atenção, já que o PCE é e deve ser uma força fundamental na democracia espanhola.
Tendo adoptado, bem cedo as teses do eurocomunismo, juntamente com os comunistas italianos, o PCE traçou um caminho progressista mas desprezando o seu projecto revolucionário com uma deriva social democrata. A própria evolução política da Izquierda Unida tem sido feita de erros gravíssimos de abdicação e de renegação ideológica. Se no inicio a IU era uma coligação eleitoral - como é em Portugal a CDU - a sua transformação ( estive quase a escrever evolução) numa Frente Unitária autónoma, com a diluição do PCE nessa frente, é um erro grave, em que um Partido Comunista abdica do seu papel de transformação da sociedade, abdica de ser um partido de classe, ao serviço dos trabalhadores e do seu povo, limitando-se a ser uma partido eleitoral e tendencialmente social-democrata. Sendo também cero que os comunistas espanhóis ficaram longe, mas mesmo muito longe, da traição dos comunistas italianos, que criaram nos anos 90 a "coisa".
Mas este PCE , envergonhado e diluído numa frente com fracas referências ideológicas, só poderia esperar uma fuga de eleitorado para o PSOE, sobretudo nas condições em que decorriam estas eleições.
E porque já se fala num cenário de crise económica em Espanha, os trabalhadores espanhóis têm que encontrar um caminho, o seu caminho, à esquerda do PSOE, e esse caminho vai ter que passar pela refundação do PCE, no partido dos trabalhadores e dos povos de Espanha, honrando as suas origens revolucionárias, republicanas e patriotas do velho PCE da Pasionaria.



8.3.08

Avaliados e chumbados

Publicada por zemanel |

Foram avaliados.
100.000 professores na Rua, numa classe de 140.000 é uma avaliação à política de educação do governo.
Participante e Participada.
As propostas de "modernidade" e de "Reforma" à la ISCTE, que domina o programa político do PS e protagonizada por Vieira da Silva, Lurdes Rodrigues, Augusto Santos Silva ( e de onde vieram também Maria João Rodrigues, Paulo Pedroso e Ferro Rodrigues), estão todos os dias a ser chumabados pelos portugueses.
Até ao chumbo final. Sem hipótese de exame de recurso em 2ª fase.

8.3.08

A ver o mundo, de novo com uma bandeira na mão?

Publicada por zemanel |

Carreira Marques, informou ontem no seu blogue A VER O MUNDO que vai participar hoje na sua primeira manifestação.
No seu post, sempre refere que no PREC participou nalgumas coisitas, mas nunca uma verdadeira manifestação.
Uma confissão própria e natural de quem, no PREC, apoiou ( é publicamente conhecido) organizações de extrema esquerda que nunca tiveram em Torres Novas grande dimensão.
Mas a informação que Carreira Marques presta é reveladora do espírito que hoje vai estar presente na manisfestação: um espírito geral em toda a classe anti-ministra, que o governo não soube perceber e vê-se a braços com a maioria dos professores nas ruas. Como se fosse possível fazer uma reforma educativa nestes termos.
Mas esta manifestação revela mais: Ela não é só contra a avaliação ou esta avaliação. Esta manifestação é um grito de revolta de uma classe profissional que de há 30 anos para cá, entre reformas e contra-reformas, tem sido humilhada por especialistas em pedagogês e eduquês e agravando o estado geral da Educação no país.
Quanto ao post de Carreira Marques, terá sido a modéstia que o fez omitir uma importante manifestação histórica que houve em Torres Novas.
Não conheço pessoalmente, nem nunca falei com Carreira Marques. Mas posso certamente revelar aqui, que Carreira Marques participou na 1ª manifestação que houve em Torres Novas a seguir ao 25 de abril de 1974. Até um filme realizado há poucos anos de Antero Guerra Inácio sobre esses tempos, o revela: É José Carreira Marques, jovem, muito jovem, quem encabeça a manifestação e com a Bandeira Nacional nas suas mãos.
E se as suas ideias políticas, o afastaram de manifestações nos 30 anos seguintes, o facto de ter estado nessa manifestação que deve ter sido tão especial, é bem capaz, digo eu, de o ilibar dessa posterior apatia manifestante que veio a ter e de que discordo absolutamente.
Até hoje, claro.


Jorge Coelho já tinha avisado uma vez: "Quem se mete com o PS, leva!"
Agora o ministro Augusto Santos Silva debitou ontem à noite, umas pérolas fascinantes:
«A liberdade é algo que o País deve a Mário Soares, a Salgado Zenha, a Manuel Alegre. Não deve a Álvaro Cunhal nem a Mário Nogueira», afirmou Santos Silva, acrescentando que estes «lutaram por ela antes do 25 de Abril contra o fascismo, e lutaram por ela depois do 25 de Abril contra a tentativa de tentar criar em Portugal uma ditadura comunista», sustentou.
«O clima político que algumas pessoas estão a tentar desenvolver em Portugal é um clima de intimidação, é um clima próprio da natureza anti-democrática dessas forças. E se for preciso defender outra vez, como defendemos em 75, a liberdade em Portugal, o Partido Socialista, posso garantir, estará na linha da frente da defesa das liberdades públicas», afirmou, na ocasião. O ministro acusou os manifestantes de «nem sequer saberem distinguir entre Salazar e os democratas» e de nem terem «lutado contra o fascismo».
Descontando o nojo (asco! asco!) que estas afirmações merecem, descontando o nojo destas afirmações terem sido proferidas por alguém que o próprio actual secretário de estado da educação Valter Lemos, já apelidou de incompetente enquanto esteve à frente do Ministério da Cultura, é dito por alguém que em entrevista ao CORREIO DA MANHÃ de 25 de Março de 2007 estas outras magníficas pérolas:
" Fui formado no esquerdismo juvenil, no trotsquismo, no PREC o doutor Mário Soares era um perigoso direitista..."
"A minha era a União Operária Revolucionária."
" Gostei do Trostky na minha juventude, mas quando percebi que tinha chacinado pessoas afastei-me e aproximei-me do MES"
"Em 1976 votei no major Otelo Saraiva de Carvalho, em 1980 no general Ramalho Eanes e fiz a campanha da engenheira Lurdes Pintasilgo na primeira volta em 1985. Este foi um momento essencial, o momento em que se fizeram as verdadeiras primárias da esquerda. Salgado Zenha apoiado pelo PCP e PRD, Mário Soares pelo PS e Maria de Lurdes Pintasilgo congregando os restantes. Tivemos oito por cento. "
Há muito nervosismo no Largo do Rato. Muita falta de xanax.
É este o tipo que escolheram para vir agora falar da Fonte Luminosa?
É este o tipo que escolheram para falar de Álvaro Cunhal?
Com todas as discordãncias não tinha Augusto Santos Silva na conta de arruaceiro e trauliteiro.
Nem Santos Silva precisa disso. É nervos, só pode ser nervos.
Nervos de Cristão- Novo, ainda por cima!
Eis o mal deste país de há 500 anos para cá: Está cheio de Cristãos Novos que têm a inacreditável tendencia de serem mais papistas que o Papa!

8.3.08

INDIGNAÇÃO

Publicada por zemanel |

I indignação
N n
D d
I indignação
G g
N n
A a
Ç ç
à a
O o

6.3.08

Irra!

Publicada por zemanel |

O Cardozo à cotovelada, o Luisão sai lesionado, um treinador enlutado.
Um golo, outro golo do Getafe. Do quê? Do Getafe?
E vão dois.
Safa-se o do Mantorras.
Ainda bem, que estive fora de casa e não vi esta coisa que se nomeia de SL Benfica.
Como se o Benfica fosse isto ou esta gente.

6.3.08

O Haiti não é aqui

Publicada por zemanel |

Está precisamente a esta hora a dar na RTP 1 o programa CORREDDOR DO PODER com a presença do Ministro Rui Pereira.
É o segundo (!!!) ministro da noite, uma só noite, na RTP.
Amanhã à noite irá algum ministro falar com o José Carlos Malato?

(Ainda há quem fale da Venezuela...)

6.3.08

A RTP ajuda...

Publicada por zemanel |

mas não resolve.
Em duas semanas dois Prós e Contras - um com a ministra na mesa e outra com notáveis para pôr água na fervura- e agora a seguir ao Telejornal, mais uma entrevista com a srª futura ex-ministra.
Esta RTP está a trabalhar bem, sim senhora (ministra).
Tanta ajuda, tanta ajuda e mesmo assim o raio dos professores insistem em vir para a rua no próximo sábado.

6.3.08

Um arquivo vivo

Publicada por zemanel |

A Internet e o seu desenvolvimento têm permitido tornar acessível um conhecimento de proximidade. Por outro lado as instituições preocupam-se cada vez mais em estar on-line e a disponibilizar os seus arquivos.
Recentemente a Fundação Pintasilgo colocou disponível uma colecção riquissima de acervo documental disponível á distância de um clique no teclado do computador.
Hoje o PCP colocou disponível na sua página (www.pcp.pt) o arquivo de todos os números de O AVANTE! antes do 25 de Abril.
Correr durante alguns minutos esse rico património é uma mais valia pessoal que se aconselha, independentemente das convicções políticas de quem está ao computador.
São muitos anos da história deste país, uma história que fugiu muitas vezes á historiografia oficial, que ali estão. Quem quiser conhecer o Portugal do Estado Novo, tem que percorrer as páginas do arquivo ora disponibilizadas.
Também Torres Novas passa ali naquele arquivo: numa consulta rápida permitiu descobrir notícias de lutas na Metalúrgica Casa Nery; da Fiação e Tecidos ; notícias de Humberto Delgado; notícias de Maria Lamas; referências (muitas) a Francisco Canais Rocha (algumas com referência à severidade de torturas sofridas), a António Graça ( que viria a sair do Partido com a Perestroyka, ainda antes de falecer) entre outras...
Descubram o arquivo, explorem o arquivo do AVANTE!

Que bela prenda de anos nos 87 anos do PCP.

Este é o povo

que muitas vezes tem suportado ser pisado longamente

mas que também tem sabido levantar-se do chão e,

acordando da letargia, soube responder às exigências

da história.(...)


Este é o tempo favorável ao nosso acordar.

Acordemos.

(arranjo gráfico do texto muito livre, mesmo muito livre, da responsabilidade deste blog CANHOTICES)

6.3.08

6 Março, 87 anos

Publicada por zemanel |


Podíamos falar dos Homens e das Mulheres, desta gente portuguesa, dos patriotas que combateram pela liberdade. Podíamos falar das lutas, das conquistas. De derrotas também.
Falaríamos longamente da resistência, dessa longa história, com tantas histórias de gente. Gente que era gente como nós somos: mas que sofreu, morreu e viu morrer.
Falaríamos daqueles que ficando no caminho, seguiram sempre ao nosso lado. Daqueles que com entusiasmo e coragem viram a madrugada chegar em Abril.
Ah! …essa tal madrugada. Fomos voz, punho erguido na construção da Esperança. Era Portugal nas ruas e livres, livres, livres cantámos.
Era o Tempo essencial da muralha de aço. Soubemos bem qual era o nosso lado.
Nesses dias fomos também as nossas casas roubadas, saqueadas e incendiadas. Mas quando o Inverno chegou em Novembro, estivemos firmes com a nossa bandeira.
Sim poderíamos ser mais. Mas nunca abandonámos a nossa gente.
Era disso que poderíamos falar. Quando nós vimos alguns desistirem. Vergarem.
Mas este povo continuou a ver nossa bandeira e o nosso símbolo.
É por isso que quero falar do futuro. Que continuamos a construir. Porque queremos construir um Mundo onde os Homens e as Mulheres são Gente.
É por isso queremos, na nossa terra, a Justiça, a Igualdade, a Liberdade.
A fraternidade.
É por isso, que é o amanhã que conta e nossa luta é para hoje.
Porque sabendo quem fomos, sendo aquilo que somos, seremos o dia que amanhã chegará. Coisa que sabemos, não por fé, mas pelo saber da Ciência da evolução das coisas dos Homens e das Mulheres.

Publicada por zemanel |


3.3.08

Ora gostava de ter escrito isto ao Daniel

Publicada por zemanel |


Exmº sr Provedor:
Escrevo-lhe depois de ter comprado o DN de hoje e de ter lido na capa em destaque que,

“SARAMAGO APOIA PSOE E CAUSA POLÉMICA NO PCP – Críticos. Intelectuais contra a posição do NOBEL.”

Com o destaque dado à notícia, fui ler a página interior para ler o desenvolvimento da notícia e tentar perceber essa onda de descontentamento que o DN apregoava em primeira página.
Ao ler a notícia verifiquei que a contestação dentro do PCP se resume a um único artigo publicado num site (
www.resistir.info) identificado como estando ligado ao PCP. Acontece que o dito artigo foi escrito por um comunista …espanhol!
Curiosamente o próprio artigo refere no texto que as posições de Saramago em relação ao PSOE “pouco têm sido discutidas em Portugal” – CONTRARIANDO A CAIXA DE PRIMEIRA PÁGINA.
O jornalista do DN contactou com Eugénio Rosa, comunista e colaborador do site que confirmou o “alheamento” dos militantes do PCP às posições do Nobel da Literatura.
Ou seja, do texto da notícia nada, em lado algum, se pode concluir sobre uma polémica nos intelectuais do PCP como surge na primeira página. Mais grave ainda -o próprio texto da notícia contradiz o a primeira página.
De onde se conclui que quem fez a primeira página ou não leu a notícia ou achou esse título apelativo para aumentar a venda de papel, nem que seja à custa da mentira e pondo em causa a digmidade do Título do Jornal, tido na sociedade portuguesa como um título respeitado.
É por isso sr. Provedor que me dirijo a si. Já se sabe que um assopro de crise no PCP vende sempre bem. Já se sabe como uma “crise” no PCP é desejada por muitos – sobretudo se ela vier, cirugicamente, 2 dias depois de uma marcha que juntou 50.000 apoiantes do PCP em Lisboa e que, o DN olimpicamente ignorou na primeira página de 2 de Março.
Exmº Sr Provedor,
confundir desejos com realidades, é algo que fica mal, muito mal ao Diário de Notícias.

2.3.08

TORRES NOVAS NA MARCHA

Publicada por zemanel |



Já cá chegou o teu Cravo.

Obrigado GR.

Publicada por zemanel |
1.3.08

ASSIM SE VÊ !

Publicada por zemanel |






50 000 nas ruas de Lisboa!


Somos muitos, muitos Mil

para continuar

ABRIL!































































































































Subscribe