CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

6.3.08

6 Março, 87 anos

Publicada por zemanel |


Podíamos falar dos Homens e das Mulheres, desta gente portuguesa, dos patriotas que combateram pela liberdade. Podíamos falar das lutas, das conquistas. De derrotas também.
Falaríamos longamente da resistência, dessa longa história, com tantas histórias de gente. Gente que era gente como nós somos: mas que sofreu, morreu e viu morrer.
Falaríamos daqueles que ficando no caminho, seguiram sempre ao nosso lado. Daqueles que com entusiasmo e coragem viram a madrugada chegar em Abril.
Ah! …essa tal madrugada. Fomos voz, punho erguido na construção da Esperança. Era Portugal nas ruas e livres, livres, livres cantámos.
Era o Tempo essencial da muralha de aço. Soubemos bem qual era o nosso lado.
Nesses dias fomos também as nossas casas roubadas, saqueadas e incendiadas. Mas quando o Inverno chegou em Novembro, estivemos firmes com a nossa bandeira.
Sim poderíamos ser mais. Mas nunca abandonámos a nossa gente.
Era disso que poderíamos falar. Quando nós vimos alguns desistirem. Vergarem.
Mas este povo continuou a ver nossa bandeira e o nosso símbolo.
É por isso que quero falar do futuro. Que continuamos a construir. Porque queremos construir um Mundo onde os Homens e as Mulheres são Gente.
É por isso queremos, na nossa terra, a Justiça, a Igualdade, a Liberdade.
A fraternidade.
É por isso, que é o amanhã que conta e nossa luta é para hoje.
Porque sabendo quem fomos, sendo aquilo que somos, seremos o dia que amanhã chegará. Coisa que sabemos, não por fé, mas pelo saber da Ciência da evolução das coisas dos Homens e das Mulheres.

Subscribe