CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

23.1.08

Quem pôs Portugal no Euro?

Publicada por zemanel |


Perante esta pergunta responderão daí:
-António Guterres?
-Sousa Franco?

A resposta a esta pergunta é outra e surpreendente:
O militante comunista SÉRGIO RIBEIRO, em 1998, quando era Eurodeputado.
Esta é uma história pitoresca, que foi recordada ontem na RTP Memória.
Ao dar a retrospectiva do dia relativa a 2008, a RTP MEMÓRIA recuperou uma reportagem de Carlos Fino em que este dava conta do protesto do então eurodeputado, que ao verificar o projecto artístico das moedas de Euro que iriam entrar em circulação, vislumbrou com olho clínico que o mapa de Portugal desaparecera da face da moeda, embora nela constassem países mais pequenos como o Luxemburgo.
Foi perante o justo protesto de SÉRGIO RIBEIRO que o mapa de Portugal lá entrou nas moedas do Euro que circulam a grande velocidade nos nossos bolsos.
Há ironias assim:
Portugal entrou no Euro pelos olhos de Sérgio Ribeiro - que no entanto, está completamente absolvido das reais consequências que esta União Económica e Monetária trouxe a Portugal.
Entretanto os olhos do SÉRGIO RIBEIRO continuam vivos e bem vivos sobre a realidade e, para quem tiver dúvidas disso vão ao blog ANÓNIMO DO SÉCULO XXI - com link à direita neste blog!!!

3 canhotices:

Maria disse...

Excelente post.....
(para os menos atentos)...

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado pela "lembrança" - que também quer dizer "prenda"!
A história, uma das muitas por bem contar, tem cambiantes curiosos. Um dia tentarei. Mas não há dúvida que é uma das que colocaria no meu currículo.
No entanto, a mais importante sobre a "moeda única" é a de ter votado contra, no cumprimento da minha tarefa, e de ter sido eu a escrever e ler a declaração de voto que justificava tal voto, declaração de voto de que hoje muito me orgulho porque disse, há dez anos, o que hoje muitos dizem e muitos mais sentem no que gosto de chamar o "osso dos quotidianos".
Um abraço, camarada

GR disse...

Nesse ano o camarada Sérgio Ribeiro fez um grande debate, na minha terrinha.
Casa cheia, magnífico debate, muitas perguntas, respostas simples para todos poderem entender. Ninguém saiu de lá sem perceber, todos ficamos esclarecidos. Grande professor!


GR

Subscribe