CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

20.5.07

JORNADAS CDU: para concluir o noroeste (19 Maio)

Publicada por zemanel |



A tarde, a concluir o noroeste já iniciado anteriormente em Pedrógão, foi um momento inesquecível destas jornadas. Começámos a seguir ao almoço por visitar na freguesia da Chancelaria, a riquissima paisagem natural e quase desconhecida do Parque da Pena de Água. Com algumas quedazitas no caminho e alguns pés torcidos, descobrir esta paisagem natural no concelho de Torres Novas foi algo de valoroso.
Partindo para a freguesia de Assentiz, passámos pelo Outeiro onde a actividade dos sucateiros é predominante. Infelizmente é possível atestar alguns atentados ecológicos à beira da estrada. A solução para o problema está na criação do Parque Industrial do Norte de Torres Novas. Tal Parque foi prometido (e reprometido)aos empresáros nas calendas gregas - como não há solução alguns dos sucateiros estão a abandonar o nosso concelho. E era tão fácil resolver o problema a contento de todos...
Prosseguimos para o Vale da Ribeira de Beselga que nos deixou a todos ....extasiados (Comunicação Social incluída).
O Vale é uma garganta profunda, de acesso limitado com uma belíssima riqueza paisagítica, geológica e...arqueológica!!!!
As grutas que estão neste momento a ser investigadas pelo STEA revelam uma intensa presença humana do paleolítico e do neolítico. Foi com gosto que ouvimos as arqueólogas e "mexemos" nalguns achados!...
Será que há alguém na Câmara que saiba o que se está ali a passar ?
Pessoalmente diriamos mais: Torres Novas tem ali o "seu" petróleo!
Saiba rentabilizá-lo em conjunto com a Gruta do Almonda e a nível de arqueologia edificada com a vila romana de Cardílio.
Cada vez mais, se confirma o que se suspeitava: O Património do Concelho de Torres Novas pode ser um factor de desenvolvimento alternativo - e nisso não é preciso inventar nada: Basta valorizar e cuidarmos o que temos!
<>

1 canhotices:

GR disse...

Estão mesmo de parabéns!
Para a próxima visita também quero ir!
Aprende-se e com este excelente grupo, irá ser um dia muito agradável!
Para além de outros amigos e camaradas, o Canais é um magnífico orador diria mesmo professor!

A música dá vontade de ir para aí a correr!


GR

Subscribe