CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

4.5.07

DEBATER O PATRIMÓNIO

Publicada por zemanel |


Decorreu ontem com sala cheia o debate promovido pela CDU de Torres Novas, no âmbito das JORNADAS AUTÁRQUICAS 2007 - VALORIZAR O PATRIMÓNIO - DEFENDER A NOSSA TERRA.
O debate teve como tema: Património Local- A sua importância para o desenvolvimento do concelho

Da iniciativa resultou claro que a aposta na defesa e valorização do Património pode ser um caminho alternativo ao modelo de desenvolvimento baseado em hipermercados a que se tem assistido em Torres Novas.

Ana Filipa Rodrigues, arqueóloga, salientou a riqueza única em toda a Europa do património arqueológico da Nascente do Almonda - património que está classificado mas ao abandono!

Luís Mota, Director Técnico do Museu Agrícola de Riachos e professor no Instituto Politécnico de Tomar, deu enfoque à necessiade das autarquias defender o património em todas as suas dimensões.

Abílio Fernandes, com o seu estilo muito particular e directo, contou a sua experiência de autarca em Évora, contando como com o apoio e a participação colectiva das populações fizeram de Évora a 1ª cidade portuguesa Património Mundial da Humanidade.

Da parte da assistência, José Ribeiro relembrou a importância que a Associação do Património teve em Torres Novas no inicio dos anos 90 tendo lamentado o abandono que a Câmara de Torres Novas deu às questões do Património nos últimos 15 anos. Foi ainda do público presente, que alguém referiu que o Centro Histórico de Torres Novas era comparado a Cabul, chamou-se à atenção para o património vivo de cultura popular que se constrói todos os dias nas colectividades sem que alguém da Câmara faça uma recolha viva dessa construção diária e, foi também do público que alguém referiu a necessidade de uma mudança no poder autárquico, que não seja autista, não tenha medo da participação e de ouvir os torrejanos.

De salientar, e para destacar a importância que os eleitos da CDU atribuem ao assunto realce-se que na sala estavam presentes todos os cabeças de lista da CDU nas últimas autárquicas às Assembleias de Freguesia Urbanas ( Lapas - Salvador - Santiago - Santa Maria e São Pedro.)

Para a semana há mais...

Subscribe