O Senhor Pinho foi à China com o Sr Sócrates.
Prometeu aos empresários chineses um paraíso na terra, chamado Portugal.
" Pessoal vão para Portugal que a malta ganha pouco e não faz barulho"
Dito isto, sorriu. O sr Sócrates sorriu e antes de se fazerem ao arroz chao-chao que lhes estava a ser servido, piscaram os olhos, numa troca de olhares reveladora de um gesto claro de cumplicidade. O seu modelo de desenvolvimento para Portugal explicava-se assim, naquela curta mas significativa frase... Espantados ficaram apenas os chinos, que desconheciam em absoluto esta via original portuguesa de socialismo...Eles que até já tinham inventado o conceito de um país- dois sistemas!
Nunca os mandarins contaram que aqueles portugueses que acompanhavam o chefe de governo lusitano, aquelas figurinhas morenas e engravatadas, que se atiravam nas recepções oficiais, ao chop-soy e aos martinis como lobos famintos, fossem afinal capazes de uma formulação teórica socialista tão absolutamente original.
O que os chineses desconheciam era o conceito bem mais pragmático de Chico-Espertismo, que se revelara afinal, naquele piscar de olhos entre o primeiro ministro de Portugal e o seu ministro da Economia.
Em Portugal, entretanto, aos pobres dos lusos só restava uma coisa a dizer:
" Estamos todos bem f... com este governo!"
Todos ?
" Todos não! "- disse bem alto um "belmiro" qualquer...desses poucos que tudo mandam e tudo podem.
1 canhotices:
este governo merece uma greve geral- a cgtp está à espera de quê?
Enviar um comentário