CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

13.12.09

Margem Esquerda: Opinião no "Jornal Torrejano"

Publicada por zemanel |

MARGEM ESQUERDA
Opinião de José Mota Pereira

Os catequistas da nova religião

1. O aumento do desemprego no nosso país deu origem à fobia do empreendorismo. Para resolver o problema do desemprego, somos constantemente bombardeados com este chavão que nos querem fazer crer ser capaz de tudo resolver. Fecha uma fábrica, despede-se de uma penada 100, 150, 500 trabalhadores e lá vem poção mágica do empreendorismo enfiada em acções de formação (?), programas de apoio e incentivos ao investimento. Nos programas de televisão são exibidos grandes exemplos de micro-empresas criadas por génios empreendedores que passeiam e tosquiam cães e gatos, infantários pós -modernos, cyber-cafés, arranjos domésticos por telefone, uma miríade de projectos fantásticos. Um maravilhoso mundo de gente que de repente se vê com empréstimos na banca, impostos para pagar, contabilidades, empréstimos para pagar os outros empréstimos, pagamentos por conta, pagamentos especiais por conta, ivas, irs e irc’s…
Das falências o empreendorismo diz nada.
A ideologia do empreendorismo, nestes dias de crise, vê crescer os seus tentáculos. Parece uma religião.
Esta sagrada nova teologia compõe-se, núcleos empresariais, centros de formação, empresas de consultoria, enfim uma série de gente que vê aqui, afinal uma boa oportunidade de fazer negócio.
O Núcleo Empresarial de Santarém ( Nersant) no seu afã de proclamar a sagrada religião do empreendorismo decidiu que é de pequenino que se torce o pepino e quais catequistas desta nova religião decidiram que as crianças do distrito deveriam aprender a boa nova empreendedora.
Lemos e não acreditamos - O Nersant criou um projecto dirigido às crianças visando ensinar os conceitos de, respire-se fundo agora: empresa, capital, marketing, venda, clientes, ou fornecedores. O projecto encontra-se dividido em três áreas e continue a respirar fund A empresa, o marketing, o resultado. Isto para putos com aquilo a que ainda chamamos de 4ª classe!
Desculpem, mas isto não se faz!
E quando os putos chegam a casa? Pôr a mesa do jantar passa a ser designado por arrumação dos stocks para os produtos consumíveis? Fazer os trabalhos de casa passa a ser formação by learninng e training das core competences? Escolher simplesmente o canal de televisão passa a ser uma escolha com um custo de oportunidade?
Eu por mim, se fosse pai de uma criança que estivesse na calha para receber estas lições ficaria seriamente preocupado. Mesmo sabendo que o projecto tem o devido acompanhamento pedagógico.
Preferiria sempre que o puto me convidasse, com um bué de fixe na boca, para uma jogatana de futebol a receber uma proposta para estudarmos em conjunto o core bussiness do café em frente à minha casa.
2. Todas as semanas, desde há muitos anos, que um telefonema se repete a meio da manhã. Às terças-feiras, Joaquim Matias Pedro, na Rádio Local de Torres Novas, divulga os preços do dia no mercado semanal e invariavelmente acaba nos nabos – pretexto para uns largos minutos de opinião livre sobre a vida no concelho e na cidade.
Concorde-se ou não com as suas opiniões (e muitas vezes discordo) Joaquim M. Pedro cumpre uma tarefa de serviço público que deveria merecer mais atenção. E naquele jeito muito particular de opinar, demonstra teimosamente, que foi para se fazer programas destes que se inventaram as Rádios Locais.

Publicado no JORNAL TORREJANO DE 11 Dezembro 2009.

Subscribe