CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

17.12.09

Quando os soviéticos visitaram Torres Novas

Publicada por zemanel |




(clicar na imagem para ampliar)

Em 11 de Março, Gorbachev assumia o lugar de Secretário Geral do PC da União Soviética. A Perestroyka era portanto ainda uma palavra recente quando em 8 de Junho de 1985, um grupo de soviéticos visitou Torres Novas.
Numa iniciativa do núcleo local da Associação Portugal - URSS, dinamizado entre outros por Joaquim Canais Rocha, realizou-se na nossa cidade um Encontro distrital de Núcleos dessa associação.
Abrilhantou a iniciativa, cujo programa está nas imagens em cima, a presença do grupo de folclore soviético que proporcionou um espectáculo inesquecível no Virgínia.
Embora adolescente, tivemos oportunidade ( graças a cunha familiar) de acompanhar a visita do grupo a Torres Novas. Foi assim que acompanhámos o Grupo Voljanka, oriundo da cidade Iaroslavl, na visita no pequeno autocarro da Câmara às Grutas de Lapas e à Cidade. Tivemos ainda o privilégio de estar nos bastidores do Virgínia e ficarmos deslumbrados quando o Grupo se vestiu com os trajes tradicionais russos em que as cores e o ouro deslumbraram os nossos olhos. Confesso que se sentira alguma estranheza pela forma austera e fora de moda como os soviéticos se vestiam ( em 1985 com calças á boca de sino e sem jeans por exemplo), quando vestiram os trajes tradicionais, senti entrar noutra dimensão - ilusões e desilusões próprios de quem tem 11 anos...
O Grupo Voljanka compunha-se pelo conjunto folclórico e pelo Coro Popular Pyatnisky e recordo o final do espectáculo em que o tenor do coro em solo cantou a portuguesa e nossa "Grândola"...
Naquele dia convivi com os soviéticos e tive a oportunidade única de comunicar numa língua inventada ali. Da frieza soviética nada vi, pelo contrário. Daquele Grupo senti muito calor humano!
Provavelmente, hoje em Iaroslavl, há também quem se recorde de Torres Novas. Pelo menos, nalgumas casas haverá de certeza artesanato de olaria de Árgea com que todos os soviéticos foram presenteados.
Entretanto descobri no Youtube imagens recentes do grupo de Iaroslavl que esteve por aqui em 1985.
Curiosamente a Cidade de Iaroslav festeja em 2010 os seus 1000 anos de História. Em Torres Novas alguém recordará os 910 anos do Foral de Sancho I?


Subscribe