CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

19.12.09

Ficaremos ao menos com o Sol?

Publicada por zemanel |


O anúncio da OPA da Cimenteira brasileira sobre a Cimpor é evidentemente uma péssima notícia para o país - mesmo que os especuladores amealhem mais uns euros na roleta da Bolsa de Valores.
A possibilidade da maior empresa industrial portuguesa poder vir parar ao capital estrangeiro reduz significativamente o grau de independência da economia nacional.
Sim - o capital não tem pátria.
Mas este "ataque" demonstra à saciedade a necessidade de em Portugal os principais sectores estratégicos da economia nacional estarem na posse do Estado - desde que este garanta uma gestão correcta da coisa pública o que não é evidentemente de todo impossível.
Só a posse pelo Estado, cumprindo a Constituição da República que defende uma economia mista ( privada, cooperativa e pública), da Indústria pesada, da energia, das comunicações e dos serviços financeiros assegura uma efectiva política patriótica de independência nacional e ao serviço de todos os portugueses.
Infelizmente, a entrega destes sectores a alguns grupos privados portugueses está a revelar-se numa catástrofe. Na economia global em que vivemos há Grupos Internacionais com avultadas disponibilidades financeiras dispostos a vir à Lusitânia comprar o nosso bife do lombo a pataco.
Sem que ao menos o futuro do bife fique assegurado...
Mais grave ainda é que poderemos não ficar por aqui e ser o próprio governo a alienar as sobras que ainda detém nalguns sectores. Tal não nos espantaria, face ao cenário de Crise orçamental em que o país está mergulhado e para o qual este governo não quer encontrar as reais respostas que passariam desde logo pela tributação das grandes fortunas e das valorizações bolsistas.
Não está pouco em causa: é a independência nacional!
É urgente a ruptura democrática por uma nova política que se traduza no mínimo, pelo cumprimento dos desígnios económicos previstos na Constituição da República Portuguesa.

Subscribe