Esta foto vem publicada no Jornal Torrejano desta semana e foi "tirada" na inauguração das obras da Praça 5 de Outubro.
Mais do que falar dos personagens políticos que surgem pela foto, apetece-me falar do senhor baixinho, de bigode , situado na extrema direita da foto.
Não há acontecimento em Torres Novas, nos últimos 30-35 anos em que o Zé não tenha estado presente: Inaugurações, Debates, Assembleias Gerais de colectividades, espectáculos, julgamentos mediáticos, julgamentos menos mediáticcos, manifestações, vigilias, festas, comemorações sociais e desportivas, etc...Mas não é um emplastro note-se!
Não há acontecimento digno de relevo em Torres Novas dos últimos 30-35 anos que não tenha pelo menos uma fotografia com o Zé.
Aliás, penso que o Zé já aparece nas fotografias das primeiras manifestações a seguir ao 25 de Abril de 1974.
O Zé deve saber de cor e salteado a história de Torres Novas dos últimos 30 anos. Deve saber tudo: os acontecimentos, os nomes, as datas. E de certeza que tem uma agenda onde aponta o calendário de iniciativas em Torres Novas.
Mas o Zé não conta nada. Apenas sorri, e livre, vai ganhando a vida com os recados feitos aos comerciantes.
Nunca ninguém entrevistou o Zé. Nem nunca ninguém lhe pediu para contar a história da sua vida/ a história de Torres Novas.
Mesmo que lhe pedissem, duvido que lhe arrancassem algo mais do que um sorrisso...
E seguiria o seu caminho, provavelmente à procura de um lugar na frente na plateia da próxima conferência. Pronto para ser de novo apanhado na fotografia.
0 canhotices:
Enviar um comentário