CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

Continuemos a análise à entrevista do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas ao jornal O ALMONDA de 27 de Fevereiro.

O inicio da entrevista é marcado pela temática da reabilitação do Centro Histórico e o estacionamento automóvel no Centro. António Rodrigues anuncia que a Câmara já arrancou com o CHERE ( Centro Histórico em Requalificaçãp Histórica) e com o projecto de parcerias públicas e privadas que a Câmara assinou recentemente em protocolo. É curiosa a forma como António Rodrigues se exprime: "Avançámos", "fizemos",etc...
Acontece e isso é que é real é facto de o Centro Histórico continuar abandonado, numa história antiga de muitos anos. A Câmara de Torres Novas continua com a conversa do costume do tipo agora é que vai ser.
Quanto ao estacionamento, António Rodrigues afirma que os atrasos na obra do Parque de estacionamento do Almonda Parque são responsabilidade da empresa concessionária, relembrando que a Câmara não vai ter despesas com a obra. Ficou por relembrar que, sendo a obra do parque de estacionamento entregue a uma empresa privada, é essa mesma empresa que explorará o estacionamento, onerando financeiramente os torrejanos.
Mais:
António Rodrigues assume que a empresa terá hesitado em avançar para a obra, embora haja informação que ela poderá iniciar-se em março ou Abril - curiosamente a empresa decide avançar com a certeza de que as obras da Praça 5 de Outubro irão mesmo arrancar ( encerrando e bem esse parque de estacionamento ) .
Ou seja, a empresa só avança no Almonda Parque com a certeza de que o estacionamento em Torres Novas vai ser um bem muito escasso e portanto altamente precioso, com a certeza de que a exploração do estacionamento do Almonda Parque constituirá um negócio altamente rentável.
Infelizmente o entusiasmo do Sr. Presidente da Câmara parece esconder que esta operação jurídicamente legal mas que contestamos politicamente, servirá apenas para carregar mais a carteira dos torrejanos em benefício de uma empresa privada que vai prestar um serviço com lucros absolutamente garantidos.
ADENDA 1 : Alguém ainda se lembra da espalhafatosa promessa que ANTÓNIO RODRIGUES fez em 1993, na sua primeira eleição à Presidência da Câmara de Torres Novas de criar Estacionamento Subterrâneo para servir o Centro Histórico?
ADENDA 2 : Que não sobrem dúvidas que estamos perfeitamente de acordo com o fim do estacionamento na Praça 5 de Outubro. Como não temos dúvidas que é necessário requalificar a Praça, embora discordemos de algumas opções do projecto. A requalificação da Praça 5 de Outubro é uma janela de oportunidade para revitalizar o centro histórico residencial e comercial.

1 canhotices:

Anónimo disse...

E depois o Rodrigues é que é ditador e tudo mais. Bem se vê como lidaria o PCP com a propriedade privada caso fosse poder: Deitar mão porque quem manda é o Estado. "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado", como diria o próprio Mussolini.

Caso não saiba, a autarquia só pode deitar mão a um imóvel caso este constitua perigo eminente para os cidadãos. E isso tem de ser bem provado.


Mas quem lhe disse que o estacionamento será concessionado? E quem disse que os torrejanos pagarão por isso? Não sabia que o Almonda Parque é misto, à superfície e subterrâneo? (isto por causa da Adenda 1)

Subscribe