CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

16.7.07

CDU Torres Novas promoveu Conferência de Imprensa

Publicada por zemanel |

CDU -Conferência de Imprensa
16 Julho 2007
.Turris XXI - Cidade Criativa
.Plano Estratégico dos centros históricos de Lapas e Torres Novas
.Parque Urbano da Várzea dos Mesiões
A Coordenadora de Torres Novas da CDU (Coligação Democrática Unitária) promoveu hoje ao final da tarde uma Conferência de Imprensa, onde a Coligação apresentou a sua análise aos recentes projectos municipais para o concelho, nomeadamente a Cidade Criativa, Plano de Reabilitação do Centro Histórico e o Projecto da Várzea dos Mesiões.
Os responsáveis locais da Coligação, nomeadamente o vereador da Câmara Dr. Carlos Tomé, mostraram-se bastante críticos com a generalidade dos projectos visto que, mais uma vez, os grandes projectos esgotam-se na Cidade esquecendo o desenvolvimento harmonioso do concelho no seu todo.
Considerando que em abstracto, alguns projectos são positivos para a Cidade a Coligação chamou a atenção para a necessidade de se apurar os custos de manutenção de alguns desses equipamentos e a necessidade de priorizar as actividades do município. A CDU considera ainda que alguns dos projectos como a Torre Nova “ assentam em ideias e premissas irrealistas e megalómanas” (…)”estando desfasados da realidade concreta de Torres Novas. Em relação a outros projectos que poderão ter viabilidade considera a CDU que “ poderiam e deveriam ser reequacionados e adaptados à realidade”
Quanto ao Plano de reabilitação dos Centros Históricos de Torres Novas e Lapas, a CDU salienta que o plano apresentado corresponde a uma antiga reinvindicação da coligação. No entanto o referido plano não propõe medidas para a resolução dos problemas ambientais das margens do Rio Almonda; não sugere nenhuma medida para contrariar a expressão de oferta de espaços no exterior dos centros históricos; a única medida para as Lapas é a criação de novos espaços habitacionais nos terrenos da fábrica do álcool. A CDU aponta ainda o facto de não se poder dado como adquirido as vantagens na constituição da SRU-Sociedade de reabilitação urbana.
Ramiro Silva, eleito da Assembleia Municipal, referiu na conferência de Imprensa a necessidade de com carácter de urgência os cronogramas financeiros e calendarize as obras.
A CDU aproveitou ainda para reforçar a sua firm oposição ao projecto aprovado na Câmara para a Várzea dos Mesiões na medida em que o projecto em causa vai para além de uma simples área de lazer, “gravemente lesivo para o desejável equilíbrio sustentável, do ponto de vista ambiental ecológico e agrícola.

A Coordenadora local apresentou ainda alguns projectos alternativos nomeadamente:
1 - o projecto “ Almonda-caudal de energia” aproveitando o projecto de ciência Viva previsto para o Caldeirão e estendendo-o da nascente do rio até á foz onde se poderia observar o aproveitamento corrente do rio, recuperando moinhos, azenhas, açudes e tarambolas potenciando o aparecimento de locais de restauração, venda de artesanato aluguer de barcos, etc.
2 - a resolução de problemas ambientais no concelho relacionados com a falta de saneamento básico;
3 – Afirmar o concelho pela sua história aproveitando exemplos raros no panorama da arqueologia europeia como a gruta do Almonda entre outros.
4 – Rentabilizar a “vinda” do espólio de António Lobo Antunes para criar uma CASA DA LITERATURA aproveitando o espólio da escritora torrejana MARIA LAMAS, que ao que se sabe estará encaixotado na Biblioteca Nacional- aproveitando também para criar um espaço para a valorização e divulgação dos escritores torrejanos alguns dos quais vivos e que mantém uma produção assinalável.
5- Criação de uma Rede de Museus

Refira-se ainda que estas reflexões e propostas da CDU partiram de um amplo debate colectivo realizado entre os diversos activistas e eleitos da Coligação, fazendo a CDU aquilo que a Câmara tem medo: Apelar ao diálogo, à discusssão e Participação Públicas dos Cidadãos.

Subscribe