CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

15.2.06

15 FEVEREIRO: AVANTE! 75 anos

Publicada por zemanel |



Foste o companheiro nas fábricas. Nas praças de jorna. Nas universidades. Nas colectividades. No tempo em que eras uma folha de papel fino mas metias medo ao mais duradouro fascismo da europa. Foste a voz, quando ela estava silenciada. Corrias o país com as notícias das greves, das lutas, das prisões e dos camaradas que fugiam ao cárcere. O Partido, a luta, o combate foi AVANTE!, camarada.
Chamo-te camarada. Sim, Camarada, com todas as letras! Sem muitas palavras, porque essas escreve-as tu, todas as semanas. Porque para a semana trazes mais notícias. Mais Partido. E prá outra semana também! Porque és a voz socialista e progressista do Portugal do século XXI, como foste no passado.
O meu avô foi preso porque te lia. Hoje leio-te e, às vezes até te critico. Mas ninguém me prende. É por isso, pela justeza das causa que defendes, porque és "a verdade a que temos direito! "(sim, ainda me lembro do diário!) eu sei que um dia, daqui a 75 anos, não sei como, cá estarás.
Avante! (nosso) Camarada

2 canhotices:

zemanel disse...

agradeço as tuas palavras e o apoio que tens dado a este blog! A homenagem -como tu lhe chamas- é bem curta para a grandiosidade do nosso AVANTE!

Papo-seco disse...

Vim cá a conselho da amiga GR

:)

Subscribe