CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

21.8.08

Torres Novas na RTP Memória

Publicada por zemanel |

Esta noite fui assaltado pela surpresa. Todas as noites, ao principio da madrugada a RTP MEMÓRIA transmite um evento desportivo passado. Hoje, de madrugada, saíu um jogo de 1992 entre as selecções principais de Portugal e Espanha realizado no nosso Estádio Municipal. Uma grata recordação para quem como eu, vi o jogo ao vivo - com o Estádio cheio. Um jogo onde jogaram algumas das melhores trutas do futebol mundial da altura: Zubizarreta, Michel, Butragueno ( que saíu lesionado com uma cacetada do Peixe. Por Portugal a grande vedeta era Futre, acompanhado de João Pinto ( o mítico defesa do Porto), Oceano, Paneira, Cadete entre outros. A dar os primeiros passos na selecção estavam Vítor Baía, Fernando Couto, Rui Bento, Peixe e João Viera Pinto - apresentado nesse jogo como João Pinto II. Foi bonito. Estádio cheio, Tocha Olímpica acesa, o pano a lembrar Timor, etc..No inicio dos anos 90 decorreram neste estádio jogos importantes. Inclusive um Boavista-Parma para as competições europeias ( por interdição do Estádio do Bessa). No Parma, nessa época jogava o guardião brasileiro Tafarel e os craques Brolin e Asprilla. Em 1992, este jogo veio para Torres Novas, porque à frente do Clube Desportivo estava um jovem dinâmico que queria fazer muitas coisas. Perceber-se-ia porquê. No ano seguinte, candidatou-se à Câmara pelo PS e vencendo com cerca de 90 votos de diferença, o jovem António Rodrigues iniciou (oficialmente) o seu percurso político.
Foto: Site do Clube Desportivo Torres Novas
(www.cdtn.pt)
Escusado será dizer que desde então nunca mais se viu um jogo desta importância no nosso Estádio. Por falta de interesse de quem?
Infelizmente, passados que são quase 20 anos, o Estádio que se modernizou nessa altura, nunca mais viu obras. Infelizmente, o campo de treinos do Estádio, onde jogam as camadas jovens é um autêntico quintal mal amanhado sem condições para as crianças nem para os assistentes. Que dirá disto o autarca -dinossáurio, campeão eleitoral de maiorias absolutas, que um dia foi o jovem, dinâmico e irreverente dirigente desportivo desta cidade?
Já agora, aqui deixo a equipa amarela do Clube Desportivo que jogava em 1992 e que subiu à 2ª divisão nacional:

Legenda: 1ª Fila em cima da esq. para a direita: Ernesto; Nico; Paz Miguel; Chico Torres; Alho; Mendes; Campinas; Paulo Rousseau e Paulo Ferreira. Pela mesma ordem ao meio: António Rodrigues (Presidente do Clube); Mário Dias (Dep. Fut.); Duarte; Piranga; Salvador; Brasília; Mário Ruas (Tr. Principal); Bubu; ?; Chico Silva; Dr Vítor Dinis (M édico do Clube); António Nobre (Téc. Equip.) Sentados pela mesma ordem: China; Jorgita; Pedro Canhoto; Edmilson; Bolão; ? e Egídio e ? (Massagista)

Fonte: Mário Ruas in http://formareducarcompetir.blogspot.com/2007_10_01_archive.html

Subscribe