CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.2.07

Tinha quer vir

Publicada por zemanel |


Na edição desta semana do JORNAL TORREJANO, José Ricardo Costa não resistiu...e claro, saiu-se com mais um artigo anti-comunista.

Desta vez navega na onda que corre o programa da RTP "Grandes Portugueses" que coloca na mesma moeda Salazar e Álvaro Cunhal.

Mas faz mais: destaca o seu poruguês, o seu estimado Mário Soares.

Este não é francamente um artigo em novidade de JR Costa - era até bem prevísivel que o viesse a escrever.

Mas como a liberdade é um exercício que a todos cabe exercer, gostaria só de referir em relação a este assunto alguns aspectos:

- a história não se faz de opiniões mas de factos.
FACTOS:

- Salazar foi um ditador que se inspirou no fascismo e no corporativismo, foi aliado do nazi fascismo europeu, liderou o país num regime de partido único, criou a lei do condicionamento industrial que atrasou economicamente o país, manipulou eleições, prendeu e matou os seus OPOSITORES, apoiou-se numa polícia política, inventou os tribunais plenários, usou a censura no jornalismo e nas artes em geral, criou prisões políticas, criou o campo de concentração do tarrafal, criou uma guerra colonial, enfim...

- JR Costa - como muitos opinion makers aliás- acha que Cunhal é a outra face desta moeda e que só não foi um ditador porque não conseguiu.



Ora esta opinião é para mim errada - peço desculpa...Vejamos os factos:



-Álvaro Cunhal nasceu numa família burguesa e cedo abraçou o seu ideal: esteve preso, conheceu as piores torturas, conheceu o isolamento total, fugiu para o exílio, liderou um Partido que lutou consistentemente contra a ditadura salazarista, defendeu na sua obra RUMO À VITÓRIA (escrita ainda antes de Abril de 1974) a democracia e o multipartidarismo, o PCP esteve desde a 1ª hora com o MFA em 25 de Abril de 1974, Cunhal foi elogiado por Soares no 1º Maio de 1974 como um herói nacional, o PCP fez parte responsavelmente dos diversos governos provisórios no pós revolução, aceitou os resultados eleitorais para a Assembleia Constituinte e aprovou a Constituição de 1976. O PCP pós 1974 objectivamente entrou no jogo democrático!

- Além disso Cunhal assumiu-se como romancista e artista plástico. De Salazar só se conhece a tacanhez....

Discutimos Factos ou Opiniões?

Dizer que Cunhal e Salazar fazem parte da uma mesma história é legítimo porque vivemos em democracia. Pode-se não gostar do projecto político do PCP e de Cunhal - nem das fotografias da Vida Soviética que JR COSTA refere. Mas misturar Salazar com Cunhal é ostensivamente algo que só serve para uma coisa:

Limpar Salazar, o Salazarismo e os restos que por aí ainda andam...

Notinha final: JR COSTA refere CEAUSESCU como um aliado do PCP e de Álvaro Cunhal. Comete mais um erro histórico grave: Ceausescu foi um aliado do Euro Comunismo ( de Itália e Espanha) de que o PCP se afastou - por via disso nos anos de 1974 a 1976 era uma persona grata para Mário Soares e para o PS. Foi aliás elogiado por Mário Soares com quem teve estreitas relações. Portanto em matéria de alianças...Já para não falar das ligações do PS à CIA.

2 canhotices:

Anónimo disse...

Este programa dos grandes portugueses parece que despertou em alguns "escrevedores" da comunicação social nacional e local, uma azia bafienta relativamente a Álvaro Cunhal. É a prova da grandeza de um Homem que continua a apoquentar algumas cabeças mais pequenas.
Também o "escrevedor" José Manuel Barroso escreveu no DN um chorrilho de asneiras sobre o mesmo tema e a mesma personalidade e que pode ser consultado atravéz do blog "vermelho vivo" no post "os grandes portugueses".
Por muito que escrevam, jamais apagarão a sua luta e o seu lugar na história ou a luta que continuamos diáriamente. Um abraço.

A minha verdade disse...

No programa sobre Cunhal, a camarada Odete não se pode coibir de fazer uma explícita campanha pelo aborto...mostrando imagens repetidas da actual campanha e tudo!

Ora aí está mais uma justa razão para o Zé Ricardo malhar no PC.

Subscribe