CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.8.06

Patria o Muerte

Publicada por zemanel |

Admitamos por um momento, que na CUBA revolucionária de Fidel, se vive um sistema em que no mínimo a democracia, tal como a conhecemos, é um valor mínimo.
Suponhamos tal.
Acontece que a discussão nunca poderá ser posta neste campo.
Porque de facto o socialismo cubano tem algumas particularidades distintivas e que, não correspondem a um modelo que por exemplo se quisesse transpôr para Portugal.
Quando se ataca Cuba, ataca-se as forças progressistas que em todo o Mundo lutam por um Mundo mais justo e fraterno! ( e confesso que nas últimas presidenciais em Portugal vi Louçã jogar esse jogo, fazer essa triste figura, para se distinguir de Jerónimo)
Porque se ataca Cuba? Porque é que os balseros que fogem para MIAMI são gente diferente e mais respeitável que as centenas de árabes que aportam clandestinamente na Andaluzia, Todos os anos nessa porta de entrada na Europa?
Ataca-se Cuba, porque a sua proposta de Socialismo é um exemplo para o Mundo. Porque o Império teme.
É aqui que começa o cerne da questão.
Enquadre-se a Cuba Socialista, a pequena Ilha, no quadro envolvente da América Latina.
Fidel, Raúl e Che derrubaram a ditadura de Batista que transformara a Ilha no bordel dos EUA.
Fidel e companheiros tiveram que resistir num quadro em que a América Latina era o paraíso dos ditadores militares com o apoio dos EUA! ( de Videla a Pinochet)
Resistiram contra os mísseis americanos. Resistiram ao bloqueio.
Construíram um país que tem a melhor saúde, educação, habitação e alimentação na América Latina - onde grassa ainda hoje a fome e a miséria!
Tais indices de desenvolvimento, como a mortalidade infantil, estão ao nível dos países desenvolvidos - e que vivem sem boicotes!
É este o triunfo da Revolução Cubana. Fidel assusta, porque vai provando que o socialismo é possível. Mesmo que tal seja uma construção dificil, dura, com contradições e erros.
Sim, com erros também.
( Relembro uma conferência com o falecido actor Rogério Paulo em Torres Novas, no inicio dos anos 90, que estando muito próximo das posições de Cuba, também enumerou alguns erros de concepção na construção do Estado Socialista de Cuba - mas o socialismo tem a virtude de ser dialéctico e por isso se têm feito progressosde análise e de realização)
Hoje na América Latina, na Bolívia e na Venezuela, e de certa forma no Brasil (mesmo com as grandes hesitações de LULA), Cuba é um exemplo. Fidel é respeitado. Porque no plano das liberdades tem-se feito um enorme esforço - bem visivel- de evolução. Com todas as dificuldades.
( o próprio blog JARDIM DO ARRAIAL, direitista , reconhece o esforço feito ao nível da liberdade religiosa!)
Perante a força do Império, com ou sem Fidel, o socialismo vencerá. Porque hoje, Cuba está menos só! O patriotismo do Socialismo Cubano, tem hoje o apoio internacionalista dos progressistas de todo o MUNDO!
Patria o Muerte!
NO DEJAMOS DE PENSAR EN FIDEL: MESAGES PARAdigital@jrebelde.cip.cu

2 canhotices:

jss disse...

caro zémanel,
só para dizer que os balseros são tão respeitáveis como os imigrantes africanos que chegam à Europa. têm aliás em comum o mesmo drama: fogem de uma realidade à qual já não querem pertencer...
abraço e as melhoras para o comandante!

zemanel disse...

pois os balseros são tão respeitáveis. Mas quem ler a comunicação social verifica que tanto se fala deles, que se esquece os magrebinos. Como se os fugitivos cubanos fossem mais respeitáveis...
Claro que perante tantas dificuldades, com Miami e o sonho americano logo ali, são muitos os que partem. Nada disso se pode negar - é a evidência!
Agora como bem reconheces no teu blog, o bloqueio é uma vergonha!
E é esse bloqueio que tem impedido um país de construir o seu projecto de sociedade.
Claro que quando os Cubanos quiserem outra opção social, há sempre uma revolução por fazer.
Ganharão?

Subscribe