CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

4.8.06

Movimento Associativo Popular

Publicada por zemanel |


Teve sempre grande expressão no nosso concelho o movimento associativo popular. Foi através das colectividades de cultura recreio e desporto que a cultura foi deixando de ser um fenómeno das elites burguesas do inicio do século XX para atingir largas camadas da população.
Muitas das Associações, cuja origem e data de fundação é incerta, estiveram ao lado da associações de classe, sindicais nas lutas pela República e nas lutas pela democracia no Estado Novo. Ainda antes do 25 de Abril associações como o CINE CLUBE, CHORAL PHYDELLIUS, BANDA OPERÁRIA; CLUBE DE CAMPISMO estiveram no combate pela democracia cultural. Fundaram o 1º MIC - Movimento Inter colectividades. Muitas outras nasceram nos anos 70 do século XX na sequência da Revolução de Abril e nos movimentos de participação social então gerados em Torres Novas. As Comissões de Melhoramentos, Comissões de Moradores, Sindicatos e Cooperativas estiveram na génese deste movimento pós revolução. Este Movimento de génese teve sempre o apoio da 1ª Comissão Admnistrativa da Câmara Municipal de Torres Novas presidida por CARLOS TRINCÃO MARQUES, que viria a ser derrubada num golpe de direita,de baixa política, encabeçado pelo PS local, acusando esta Comissão de estar associada a um pretenso golpe militar do PCP no 25 de Novembro de 1975. (ver as actas da Assembleia Constituinte, disponíveis no site da Assembleia da República, onde este assunto chegou a ser debatido..)
Em 1984 surge o 2º MIC, embora a sua actividade tenha esmorecido.
Mas o genes ficou...
É já no século XXI que agrupando as associações de todo o o concelho nasce a UCATN - UNIÃO COLECTIVIDADES E ASSOCIAÇÕES DE TORRES NOVAS.
Tem actualmente uma actividade intensa de colaboração e de participação associativa, tornando-se neste momento um interlocutor indispensável e um actor social cujo dinamismo é de realçar.
A UCATN acaba de lançar o seu site. Visitem-no:
www.ucatn.no.sapo.pt


Subscribe